E também nunca acertaremos nosso produto na próxima vez.
Quando iniciamos o desenvolvimento de um produto, temos uma ideia de suas características com base em nossas conversas com os clientes e no entendimento dos objetivos do produto para a empresa. No entanto, os clientes e as empresas mudam com o tempo, assim como os seus objetivos. Nosso produto deve seguir essas mudanças.
E há mais, como Marty Cagan, do SVPG, menciona frequentemente em seus artigos, “ótimos produtos resultam quando você combina uma necessidade ou problema real com algo que agora é possível”.
É por isso que as iterações e o desenvolvimento incremental a partir de metodologias ágeis são tão úteis. As empresas mudam. Os clientes mudam. Mudanças tecnológicas. Por que deveríamos nos comprometer com um plano detalhado a longo prazo se não podemos prever todas essas mudanças?
Jeff Patton em seu artigo “Não sei o que quero, mas sei como conseguir” mostra duas imagens que explicam a diferença entre construir de forma incremental:
e construção por meio de iterações:
Devemos usar desenvolvimento incremental e iterações. Cada um tem seu próprio benefício:
Jeff Patton diz em seu artigo que “usar uma estratégia de apenas incrementar significa que você tem mais ou menos que acertar na primeira vez” e como as empresas, os clientes e a tecnologia mudam constantemente, sabemos que não acertaremos na primeira vez. e também não acertaremos da próxima vez.
Então, para acompanhar todas essas mudanças, devemos pensar na utilização de metodologias ágeis e seus incrementos e iterações. Não acertaremos nosso produto, mas chegaremos muito mais perto se o desenvolvermos um pequeno passo de cada vez e revisarmos constantemente para verificar se estamos indo na direção certa.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: