Ao mesmo tempo que precisamos gastar em custos de desenvolvimento não recorrentes para evitar custos operacionais recorrentes, precisamos estar cientes de que, às vezes, adicionar mais desenvolvimento pode não diminuir os custos operacionais recorrentes.
Marty Cagan, do SVPG, tem um artigo muito interessante sobre esse assunto chamado That Dog Won’t Hunt, onde menciona que:
Primeiro, o trabalho do gerente de produto, trabalhando com seu designer, é criar um protótipo de alta fidelidade com o mínimo de funcionalidade necessária para atender aos objetivos de negócios, mas com uma experiência de usuário que os usuários possam descobrir como usar e realmente deseja usar. A razão pela qual é tão importante que a equipe crie a funcionalidade mínima é que todos desejam minimizar o tempo e a complexidade da implementação e também porque é mais provável que a experiência do usuário seja boa se não houver recursos estranhos.
Há grandes vantagens em lançar produtos mais cedo e com maior frequência:
Para encerrar esta postagem, gostaria de compartilhar alguns slides interessantes da predefinição do tutorial de dia inteiro de desenvolvimento ágil centrado no usuário de Jeff Patton.
Para aqueles que precisam de provas matemáticas das vantagens financeiras de lançar mais cedo e com mais frequência, estes slides vão ajudar:
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: