Ao desenvolver um novo produto, às vezes a equipe que trabalha nele se pergunta, ou até mesmo formula a pergunta sobre o que devemos fazer se crescermos para 50.000 usuários ou para 5.000.000 de usuários? Essa é uma pergunta importante e deve sempre ser feita durante o desenvolvimento do produto. É importante não só porque mostra o quão positiva a equipe está em relação ao produto que está sendo desenvolvido, mas também porque não devemos ser pegos de surpresa se esse crescimento realmente acontecer.
No entanto, esta preocupação com o crescimento deverá constituir um obstáculo. Quanto mais distante no futuro estiver o cenário que está sendo avaliado, menor nível de detalhamento deveremos ter no desenvolvimento de nossos produtos.
Em seu recente texto sobre Plano para o presente e o futuro provável, Jeff Lash menciona que:
Planejar um futuro muito distante geralmente acontece porque as pessoas estão em busca da solução “perfeita”. (Surpresa – nunca existe uma!) Uma solução “suficientemente boa” pode funcionar bem durante vários meses ou anos; infelizmente, aqueles que procuram a resposta “perfeita” rejeitarão o que é “suficientemente bom” e insistirão numa solução que normalmente é mais complicada, mais complexa e mais cara.
e Jeff aponta para um bom artigo da 37signals que começa com o seguinte:
Uma das maneiras mais fáceis de derrubar boas ideias, políticas interessantes ou experimentos que valem a pena é injetar a suposição de que tudo o que você está fazendo precisa durar para todo o sempre. O que significa que o conceito deve ser dimensionado de 5 para 5.000 pessoas ou de 100.000 usuários para 100 milhões. Essa é uma maneira terrível de passar dessas 5 pessoas para 5.000 ou alcançar esses 100 milhões de usuários.
Planejar com muita antecedência vai contra os princípios ágeis, pois há boas chances de o plano ser alterado. No desenvolvimento de software enxuto, planejar com muita antecedência seria considerado um desperdício.
Portanto, planeje seu produto para 500 usuários ou contas ou qualquer medida de uso que você usar. Tenha um bom plano para quando atingir 50.000 usuários, mas implemente e revise seu plano conforme avança. E sempre sonhe em alcançar 5.000.000 de usuários. Algum dia você poderá chegar lá, mas sempre um usuário por vez.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: