Assim que uma equipe se torna ágil:
Então, o que resta para o gerente?
Além das responsabilidades não técnicas acima mencionadas (gestão de pessoas, formação de novos colaboradores e representação da equipa para o resto da organização), há agora espaço para outras responsabilidades:
Há casos em que o gestor assume a função de Scrum Master, então ela abraça 1. e 2. Em outros casos a gestora assume a função de PO, devido à sua forte visão de negócios, então ela abraça 3.
Não é incomum encontrar um gestor que decida sair da organização, por não conseguir encontrar seu lugar na nova organização ágil.
Porém, como pudemos perceber, há muitas responsabilidades e novos desafios deixados ao gestor. A chave é descobrir onde o gestor se enquadra melhor, tanto na sua perspectiva como na perspectiva da organização.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: