É um guia que vai apresentar vários conceitos para ajudar você a criar e a gerenciar um produto web rentável, ou seja, um site que preste algum serviço que gere dinheiro suficiente para pagar as contas desse site e ainda sobrar algum dinheiro no seu bolso ou no caixa da empresa onde vc trabalha.
Os posts estão divididos em duas grandes categorias:
Por que mais um blog falando sobre startup?
De um lado, fazer um produto web está cada vez mais simples. Tanto a infra-estrutura necessária para manter um produto web funcionando quanto fazer divulgação segmentada com o auxílio de ferramentas como Google e Facebook estão cada dia mais acessíveis e fáceis de usar. Do outro lado, a capacidade técnica existe, basta ver a ótima qualidade dos projetos web que são feitos para sites de grandes campanhas ou de ecommerce. Por que então não vemos produtos web de qualidade em abundância no Brasil? Nesse blog, que pretendo transformar em livro, irei compartilhar um pouco do que aprendemos nesses anos desenvolvimento de produtos na Locaweb para que possamos trocar experiências e, quem sabe, inspirar mais desenvolvedores a fazer novos produtos web brasileiros de sucesso.
Antes que vc avance mais, um aviso: não pretendo falar sobre private equity, capital de risco, seed funding e questões similares por três motivos.
Sendo assim, o foco desse blog será totalmente voltado para as startups auto-financiadas.
Uma pergunta que vc deve estar se fazendo é:
“Quem é esse cara para falar sobre startup e sobre gestão de produtos de software?”
Acho a sua pergunta bastante pertinente e apropriada, por isso aqui vai um pequeno histórico.
Minha primeira experiência com startup foi no final de 1992 quando eu estava terminando a faculdade de Engenharia da Computação no ITA e um tio meu me falou que ele conheceu um negócio muito bacana de computadores chamado BBS (Bulletin Board System). Ele não entendia nada de computadores mas disse que tinha algo a ver com redes e que se eu achasse interessante, a gente podia abrir um negócio juntos. Nasceu a Dialdata BBS (Bulletin Board System) que depois viria a ser um dos primeiros provedores de acesso a internet do Brasil em 1995. A empresa cresceu, foi vendida e o resto é história.
Em 2005 o Gilberto Mautner, que também estudou no ITA, me convidou para ajudá-lo a melhorar o processo de desenvolvimento de produtos na empresa dele, a Locaweb. Hoje temos na Locaweb um processo de desenvolvimento de produtos web capaz de colocar no mercado um produto de sucesso em menos de 6 meses com times enxutos de 6 a 8 pessoas, usando as melhores práticas de desenvolvimento que irei comentar nos próximos posts.
Fazer um produto web está cada vez mais simples. A infra-estrutura necessária para operar esse produto está cada vez mais acessível. Contudo, uma questão ainda me incomodava: será que é possível criar um produto web do zero, sem ter a força de uma marca forte para vender, sem ter grandes investimentos de marketing, e mesmo assim atrair clientes suficientes para ter produto rentável, ou seja, cuja receita pague as despesas? Surgiu daí, em agosto de 2011, o ContaCal, um experimento de startup que está servindo para mostrar que, além de ser simples criar um produto web e que a infra-estrutura necessária para operar esse produtos está cada vez mais acessível, é possível sim fazer esse produto conquistar novos clientes e ser rentável mesmo sem ter uma marca forte por trás e sem ter grandes investimentos de marketing.
Pelo aumento da quantidade e qualidade dos produtos web no Brasil!
Acredito que está na hora de os desenvolvedores de software do Brasil darem mais atenção ao desenvolvimento de produtos web. Existem grandes oportunidades nessa área e o Brasil é um mercado totalmente inexplorado. Normalmente os desenvolvedores de software se focam em desenvolvimento de sites, consultoria ou desenvolvimento de sistemas corporativos.
Em 2011 tivemos a ideia de criar o Marketplace Locaweb uma galeria de aplicativos web onde colocaríamos à disposição de nossos então 200.000 clientes, aplicativos web que pudessem facilitar seu dia-a-dia. Começamos a buscar aplicativos que tivessem alguns requisitos mínimos para poder fazer parte desse Marketplace, garantindo que nosso cliente tivesse uma boa experiência com os produtos que íamos indicar. Estávamos bastante empolgados com a ideia da galeria de aplicativos. Contudo, a dificuldade para encontrar produtos web que pudessem ser oferecidos em nosso Marketplace nos mostrou que mesmo o Brasil tendo muitos desenvolvedores web de alta qualidade – basta ver a qualidade dos sites que são feitos por esses desenvolvedores para empresas – esses desenvolvedores ainda não tiveram a oportunidade de dar a devida atenção ao mundo dos produtos web.
Nos últimos anos também tive a oportunidade de ajudar outros 2 tipos de desenvolvedor de software. Um deles era uma empresa de software que há mais de 15 anos desenvolve e licencia um software cliente-servidor para escritórios de advocacia. Há uns dois anos eles decidiram portar esse software para a web. É claro que não se move para a web mais de 15 anos de desenvolvimento de software de uma hora para outra, mas é preciso começar. É mais uma startup, um produto web que precisa ser criado e gerenciado de forma rentável!
O outro tipo de desenvolvedor com quem tive a oportunidade de interagir foi uma empresa de consultoria e treinamento, que queria desenvolver um produto web e não sabia ao certo por onde começar. Acabou descobrindo o que fazer, desenvolveu logo seu produto, colocou na web e não acreditou quando começaram as primeiras vendas! Mais uma startup, mais um produto web que precisa ser criado e gerenciado de forma rentável!
Todos esses desenvolvedores, assim como os desenvolvedores de sites, são desenvolvedores de alta qualidade, mas sempre estiveram com foco em outras coisas e só agora puderam se dedicar a criar e a gerenciar um produto web.
O Guia da Startup tem por objetivo dar um pouco mais de ferramentas para que mais pessoas se aventurem a criar e gerenciar produtos web rentáveis!
Dentre os assuntos que vão rolar aqui no Guia da Startup:
Vou usar o ContaCal como exemplo principal mas pretendo usar outros exemplos para ilustrar os posts deste blog. Já tenho confirmadas as presenças do Cobre Grátis, do byMK / Fashiom.me e da Caelum que vai contar sobre sua startup de cursos online. Se vc tem um caso interessante para contar, será muito bem vindo! Quanto mais exemplos tivermos, melhor! 🙂
Deixe o seu comentário, o que mais vc gostaria de ler sobre startup e gestão de produtos?