Essa é uma pergunta que todo empreendedor se faz. Vou respondê-la de forma bem prática e pragmática. Vc pode atrair visitantes para o seu site pagando por essa visitação ou sem pagar por essa visitação.
Formas pagas de atrair visitantes
As formas pagas costumam trazer retorno quase imediato, ou seja, uma vez que vc começa a investir em atrair visitantes, eles começam a aparecer.
Dentre as formas pagas de se atrair visitantes alguns exemplos são os anúncios em TV e em revistas, distribuição de panfletos, envio de mala direta que são conhecidos como formas offline e os anúncios em sites com grande visitação como Google, Facebook, UOL e iG, sites de nicho, disparo de email marketing para listas de empresas que alugam listas (Alphabase e ZipCode) que são conhecidas como formas online.
A vantagem das formas online sobre as formas offline é que é muito mais fácil avaliar o resultado e medir o retorno do investimento feito. Por exemplo, ao investir uma certa quantia por dia no Google AdWords, vc consegue saber quantos clicks por dia seu anúncio tem e, consequentemente, quanto vc pagou por cada visitante que vc atraiu para seu site. Outra grande vantagem das formas online, é que elas permitem experimentação. Vc pode fazer experimentos com seus anúncios para testar qual converte mais, qual traz visitantes mais qualificados para o seu site. Numa campanha de AdWords, por exemplo, vc escolhe as palavras chave que serão buscadas no Google para mostrar seu anúncio e faz o texto do seu anúncio. A depender das palavras chave e do texto do anúncio que vc fizer, vc vai atrair públicos diferentes para o seu site e esses públicos diferentes terão taxa de conversão para usuários de seus produto web diferentes. Até mesmo com campanha de email marketing vc pode fazer experimentos, disparando por exemplo 3 peças diferentes cada uma para 10% de sua base total, vendo qual delas converte mais e escolhendo a que melhor converteu para disparar para os 70% da sua base.
Formas gratuitas de atrair visitantes
As formas gratuitas costumam ser uma forma de divulgação com retorno de mais longo prazo. Demora algum tempo até que essas formas de divulgação dêem algum resultado.
Uma forma de divulgação gratuita é criar conteúdo relevante sobre o tema do seu site. Esse conteúdo será indexado pelo Google e outros buscadores e, quando as pessoas forem buscar por esse tema, irão encontrar seu conteúdo. Você mesmo pode criar esse conteúdo ou seus usuários podem criar esse conteúdo. Crie um blog e poste regularmente. Pelo menos uma vez por semana. Se possível, mais de uma vez por semana. Para que seus usuários criem conteúdo, vc precisa dar ferramentas para eles. Um fórum, ou um sistema de comentários no seu blog que os incite a interagir.
Outra forma é visitar blogs, fóruns e comunidades que falam sobre o tema do seu produto web e interagir bastante, por meio de comentários relevantes e úteis para os outros usuários. De quando em quando conte sobre seu produto web e o que ele faz.
Se vc fez um bom produto web, que realmente resolve o problema de várias pessoas, vc poderá contar com o marketing boca-a-boca, mas vc sempre pode dar um empurraozinho para esse marketing boca-a-boca colocando links que facilitem indicar seu site e compartilhar conteúdo de seu site com outras pessoas. Use os links das redes sociais. As principais são Facebook, Twitter e Google+. Quando vc tiver um certo número de usuários, ter uma página no Facebook e no Google+ pode ser uma estratégia interessante para fazer com que mais pessoas interajam com seu site e seu produto web.
Alguns exemplos de como atrair visitantes para o site
O Flavio e o Renato do byMK / fashion.me, quando terminaram de fazer a primeira versão do seu criador de looks, resolveram usar uma estratégia de divulgação gratuita baseada em dois pilares, participar ativamente em blogs e comunidades de moda por meio de comentários e facilitar o compartilhamento do looks criados pelos usuários do site. O site foi lançado em agosto de 2008 e, usando essa estratégia, levou 6 meses para começar a ter crescimento na visitação diária.
Outro exemplo é o ContaCal. O pessoal da StartupDEV terminou a aplicação no dia 25/08/2011. Com mais alguns dias eu consegui terminar o site e, no dia 02/09, religuei a campanha no AdWords. Dia 04/09 eu avisei os 306 emails de pessoas interessadas antes do lançamento. Abaixo estão os dados de clicks na campanha AdWords e de novos cadastros por dia durante o mês de lançamento. Note que a campanha do AdWords acelera aos poucos. O Google não coloca a campanha direto no limite de gasto diário que vc define. Eles aumentam um pouco a cada dia. 80% das visitas ao site vêm dos anúncios, informação essa que eu acompanho no Google Analytics. Desde que lancei o ContaCal faço inúmeros experimentos no AdWords para encontrar o melhor custo por clique trazendo a audiência mais qualificada.
Também pratico formas não pagas de divulgação. Tenho o hábito de escrever um post por semana sobre alimentação e mando esse texto como newsletter para os usuários do site. Tb coloco no site, em vários lugares, links para facilitar o compartilhamento do conteúdo do site em redes sociais. Semana passada lancei uma página no Facebook para que os usuários possam trocar experiências. Já consegui aumentar um pouco o alcance no Facebook, mas como isso tb é uma estratégia de longo prazo, não senti nenhum resultado ainda.
Próximo post
Na semana que vem falaremos de geração de receita.
Comentários
Tem alguma história interessante para contar sobre como divulgou seu produto web? Compartilhe!