Já falamos aqui no Guia da Startup sobre a importância de desenvolver rápido a primeira versão de seu produto web. Falamos também que, para conseguir lançar rápido, não basta ter ótimos profissionais munidos das melhores metodologias de desenvolvimento de software. É preciso saber definir quais são as funcionalidades mínimas necessárias para o seu produto.
Por outro lado, no post sobre como receber o feedback de seu cliente comentei que é preciso ter cuidado com o feedback que se recebe e não sair desenvolvendo toda e qualquer sugestão que seus primeiros usuários lhe derem.
Esteja preparado para continuar andando rápido assim que vc lançar seu produto mínimo
Contudo, ter cuidado com o feedback que se recebe para não sair desenvolvendo toda e qualquer sugestão que seus primeiros usuários lhe derem não significa não fazer nada. Veja:
E aqui vai a dica:
Vc deve ser muito rápido em implementar essas funcionalidades. Se possível implementar uma por semana. E não se esqueça de avisar todos os seus usuários sobre a nova funcionalidade. Vc tem que deixar claro para seus usuários que, apesar de vc ter lançado um produto mínimo, vc sabe disso e está agindo rápido para tirar o produto desse estado de produto mínimo. Se seus usuários não virem que vc está trabalhando para melhorar seu produto mínimo, é provável que eles desistam de vc.
Em inglês existe uma sigla para produto mínimo, é o MVP (Minimal Viable Product ou Produto Mínimo Viável). Scott Anthony, autor e consultor sobre inovação, recentemente escreveu um artigo dizendo que alguma vezes um Minimal Viable Product pode se tornar uma Mediocre Value Proposition (Proposição de Valor Medíocre), ou seja, o produto mínimo é lançado, alguns clientes entram e dão feedback, mas quem é responsável pelo produto mínimo não tem a agilidade suficiente para agir sobre esse feedback, tirar seu produto do estado de produto mínimo e transformá-lo em algo que os usuários realmente valorizem.
Lembre-se que uma startup nada mais é que um experimento, e um produto mínimo é a ferramenta usada para dar início a esse experimento. Quando vc lança seu produto web e começa a ter usuários reais, é nesse momento que o experimento começa. Antes disso vc está na fase de gerar hipóteses e preparar o experimento para testar essas hipóteses. Assim que o experimento começa, é preciso ler seus resultados e agir. Se não agirmos, o experimento vai acabar explodindo… :-/
Próximo post
Amanhã vamos falar sobre números.
Comentários
Vc conhece alguma história de produto mínimo que demorou para evoluir e acabou “explodindo”? Compartilhe!