No post anterior eu disse que ia falar hoje sobre outros números importantes que precisamos conhecer de nosso produto web. Contudo, acredito que antes de entrar no assunto dos outros números importantes além do funil de conversão, preciso ainda comentar sobre mais uma técnica para descobrir como alargar o funil.
Já conversamos sobre a importância de observar seu usuário interagindo com seu produto web, uma forma qualitativa de se aprender sobre como seus usuários interagem com seu produto web para saber onde agir para melhorá-lo e melhorar o funil de conversão. Hoje vou falar sobre uma forma quantitativa de se aprender como seus usuários interagem com seu produto web, a experimentação.
Teste A/B
Outra maneira para descobrir como alargar seu funil é fazendo experiências no seu produto web e medindo os resultados. Vc já deve ter ouvido falar dos famosos testes A/B, não? São testes onde colocamos duas ou mais versões de algum determinado elemento de nosso produto web para ver qual deles dá melhor resultado em algum determinado indicador do funil de conversão. Por exemplo, é melhor ter um botão ou um link para chamar o visitante do seu site a criar um usuário, ou o visitante de uma loja virtual a comprar um item? E qual a cor de botão que converte mais? Devo ter um vídeo explicando meu produto web, ou melhor ter uma foto ilustrativa?
Para responder a essas e inúmeras outras perguntas existe o teste A/B. Vc pode fazer testes A/B sequenciais, ou seja, durante algumas horas ou dias vc usa uma versão e depois vc publica outra versão por mais algumas horas ou dias e compara os resultados. Só tenha cuidado para não fazer esses teste em horários ou dias com perfil de uso muito distinto, por exemplo, testar uma página durante 4 dias e outra nos 4 dias seguintes, pois aí vc certamente estará comparando um período com fim de semana, onde normalmente o perfil de uso de qualquer produto web tende a mudar, com outro sem fim de semana. Procure comparar um dia útil com outro dia útil, ou uma semana com outra semana.
Para evitar esse tipo de problema, vc pode fazer testes A/B simultâneos, ou seja, vc pode apresentar de forma aleatória para 50% de seus visitantes uma versão da página que vc quer testar e para os outros 50% outra versão. Vc pode até fazer testes com mais de duas versões, caso vc queira testar mais hipóteses. Só que, para fazer isso, vc vai precisar de ferramentas para lhe ajudar. Algumas opções são Google Website Optimizer e Visual Website Optimizer. O primeiro é gratuito, mas vc tem que criar todas as páginas que vc vai testar, ou seja, requer trabalho de criação das páginas. Já o segundo é pago, mas vem com 30 dias grátis, e permite que vc crie seus testes em uma ferramenta visual, muito fácil de usar, além de ter outras opções avançadas. Eu consegui criar e começar a testar 5 variações para testar a página principal do ContaCal em menos de meia hora com o Visual Website Optimizer. Além dessas duas, existem tb Unbounce e Performable, que são criadores de landing pages com ferramenta de teste A/B integrado.
Outro lugar onde devemos sempre fazer experiências é com mensagens de email marketing. Quando enviamos uma mensagem de email marketing, a primeira coisa que o receptor da mensagem vê é o título, que é o que vai chamá-lo a abrir a mensagem e ler seu conteúdo. Se vc vai mandar uma mensagem para 1000 pessoas, experimente mandar para 100 pessoas com um assunto e para outras 100 pessoas com outro assunto. O assunto que tiver maior quantidade de pessoas abrindo a mensagem será o assunto que vc deve mandar para o restante do grupo. Outra experiência interessante para fazer com mensagens de email marketing é, depois de enviar para toda a sua base, aguarde alguns dias e reenvie com um novo assunto para quem não abriu no seu primeiro envio. Provavelmente vc conseguirá mais uma boa quantidade de pessoas que irão abrir sua mensagem.
Exemplo prático de teste A/B
Usei o serviço Visual Website Optimizer, que oferece um mês grátis, para testar algumas hipóteses sobre a home do ContaCal:
Em menos de 30 minutos eu consegui criar 4 variações e comecei a rodar o teste.
Resolvi testar se a cor do botão “criar conta” faz diferença na quantidade de pessoas que clicam nesse botão:
E se mudando o vídeo explicativo para uma foto ilustrativa, aumenta ou diminui a quantidade de pessoas que clicam no botão “criar conta”:
E o resultado é:
Cuidado com o máximo local
Quando vc estiver fazendo suas experiências e medindo seus resultados, tenha cuidado com os máximos locais.
Quando encontramos um ponto de resultado máximo e experimentamos ir um pouco para a esquerda ou um pouco para a direita, ficamos com a impressão de que não há nada mais para ser melhorado. O problema é que esse máximo pode ser um máximo local e pode haver um outro ponto com resultado ainda maior um pouco mais distante dali.
Note que eu chamei de máximo global, mas nada garante que não haja outro ponto de máximo à esquerda ou à direita que seja ainda maior!
Além disso, pontos de máximo são também uma função do tempo, ou seja, o que é um máximo hoje, pode não ser mais daqui a um mês pois algo mudou. Podem ocorrer mudanças no mercado, no comportamento de seus usuários, nas funcionalidades de seu produto web que poderão ter impacto no ponto de máximo de seu produto web.
Por isso, experimente sempre, e meça seus resultados! 🙂
Próximo post
Agora sim vou falar no próximo post sobre outros números de nosso produto web que devemos medir e acompanhar.
Comentários
Vc já fez testes A/B? Que ferramenta usou? Que resultados obteve? Compartilhe!