Por duas vezes tive a oportunidade de assistir a um curso com prof. Ralph Kaatz do MIT. Um deles era sobre liderança de times técnicos e o outro sobre inovação. A aula dele é muito interessante, repleta de histórias para ilustrar os conceitos que ele está passando. Contudo, o que eu mais gosto das aulas dele é sua capacidade de síntese. Para dar uma ideia desse poder de síntese, vou passar aqui o resumo desses dois cursos, que são bastante úteis para quem desenvolve produtos web:
Síntese do Guia da Startup
Vou agora tentar mimetizar a capacidade de síntese do Prof. Kaatz com o Guia da Startup:
Startup é um experimento onde vc busca criar um produto web para resolver um problema de um grupo de pessoas. Para se construir um produto web de sucesso é necessário ter um profundo conhecimento das pessoas que vão usar esse produto web, de seus problemas e necessidades. A melhor forma de adquirir esse conhecimento é tendo um produto mínimo para apresentar para essas pessoas que, a partir do uso desse produto mínimo, vão lhe dar feedback de várias formas. Essas formas serão tanto diretas, como quando seu usuário lhe manda um email, como indiretas, quando vc analisa dados de uso de seu produto web. Por meio desse feedback vc ajusta seu produto até atingir o objetivo (receita, redução de custos, base de usuários, coleta de dados, etc.) que vc definiu para esse produto.
Próximos passos
Com isso termino os posts que irão compor o livro Guia da Startup. Se você sentiu falta de algum assunto, ou achou que algum assunto pode ser aprofundado, basta escrever nos comentários. Caso vc tenha uma startup e queira compartilhar suas dúvidas, ou sua história, entre em contato pelos comentários.
Vou continuar postando aqui dicas sobre startup e desenvolvimento de produtos web, que poderão vir a fazer parte de uma futura edição do livro Guia da Startup.
Minha recomendação agora é que, se vc ainda não pôs a mão na massa, vá colocar, pois a melhor forma de aprender é experimentando. Se vc tem algumas ideias na cabeça, teste criando uma página simples para cada ideia e chamando tráfego para elas com o Google AdWords. Meça seus resultados, escolha a ideia que mais converte e faça um produto mínimo o mais rápido possível, para que vc possa colocá-lo na frente dos interessados e comece a colher o feedback. A partir daí, a diversão só vai aumentar! Boa sorte e não deixe de compartilhar suas experiências! 🙂