No capítulo anterior, sobre a fase de crescimento do ciclo de vida do produto, descrevi um conjunto de 4 ferramentas que serão de grande ajuda para o trabalho de gestão de produtos de software quando usadas em conjunto:
Visão: é a razão pela qual o produto existe. É o que guia todas as decisões sobre o produto. Ela fornece o contexto para a equipe de desenvolvimento de produtos tomar decisões sobre o que priorizar.
Estratégia: é o detalhamento das etapas a serem seguidas para aproximar seu produto da visão. A visão e a estratégia do produto são ferramentas de longo prazo, ou seja, ajudam a definir, comunicar e alinhar o caminho do seu produto pelos próximos 2 ou mais anos.
Roadmap: permite que você e sua equipe planejem e comuniquem a visão do futuro que você tem para o seu produto pelos próximos 12 meses. É importante ter roadmaps de 12 meses para fornecer detalhes adicionais do que está por vir. Você provavelmente poderá fornecer maiores detalhes dos próximos 3 a 6 meses, mas tudo bem. O objetivo do planejamento de 12 meses é ter a chance de verificar se as coisas a serem feitas posteriormente devem ser feitas mais cedo, e dar algum sentido sobre quando discutir o que não está sendo discutido para o próximo trimestre.
OKR: objetivos e principais resultados, ou motivação e métricas, ou seja, o que queremos alcançar e como saberemos que conseguimos? Os OKRs são compostos por duas partes, uma meta (objetivo) e 2 a 5 desfechos (principais resultados), indicando que o objetivo foi alcançado. Os OKRs são normalmente de curto prazo, ao longo de um trimestre. É possível ter OKRs de 12 ou 6 meses, mas como você já tem o roadmap de 12 meses como ferramenta de médio prazo, é melhor usar o OKR com uma frequência trimestral. Por algum tempo eu defendi a substituição de roadmaps, mas agora ficou claro que essas duas ferramentas juntas produzem melhores resultados. OKRs que fornecem planejamento e alinhamento a curto prazo. Roadmaps que fornecem planejamento e alinhamento a médio prazo.
Juntando tudo em uma imagem, aqui estão as 4 ferramentas de gestão de produtos:
Pensamentos Finais
Com este capítulo, concluímos a fase de crescimento do ciclo de vida de um produto de software. Entendemos como lidar com o feedback do cliente, o que é e como priorizar um roadmap. Também analisamos os mais variados tipos de métricas, incluindo funil de conversão, engajamento, churn, métricas financeiras globais e individuais, receita e churn negativo, NPS, métricas de lealdade, algumas considerações sobre métricas. Vimos o que é e como construir a visão e a estratégia do produto, ferramentas úteis para tomar decisões sobre o que será o futuro do seu produto e como chegar lá. E neste capítulo, vimos como essas quatro ferramentas (visão, estratégia, roadmap, e OKR) funcionam juntas para nos ajudar a gerir nosso produto com visões de longo, médio e curto prazo.
Mentoria de líderes de produto
Tenho ajudado líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.
Gestão de produtos digitais
Este artigo é mais um capítulo do meu livro Gestão de produtos: Como aumentar as chances de sucesso do seu software, onde falo sobre o que é gestão de produtos digitais, seu ciclo de vida, que ferramentas utilizar para aumentar suas chances de sucesso. Você também pode se interessar pelos meus outros dois livros: