É bastante comum as pessoas que são novas no desenvolvimento de produtos pensarem que discovery de produtos é um processo, mas isso está incorreto. A definição correta é:
Discovery de produtos é um conjunto de ferramentas para nos ajudar a mitigar os riscos do desenvolvimento de produtos.
Primeiro, precisamos entender que o discovery de produtos tem um objetivo muito claro, a mitigação de riscos do desenvolvimento de produto. Por quê? Porque o desenvolvimento de produtos requer um investimento muito alto. Normalmente, o time de desenvolvimento de produto é uma parte considerável dos custos totais da empresa, então precisamos ter a certeza de que estamos investindo o tempo desse time no desenvolvimento de coisas que ajudarão a empresa a atingir seus objetivos ao mesmo tempo em que resolverão um problema ou atenderão a uma necessidade de os clientes.
De que tipos de riscos estamos falando? Se pesquisarmos tipos de riscos em negócios no Google, encontraremos muitos tipos de riscos. Alguns artigos chegam a falar sobre dez tipos de riscos. Marty Cagan fala sobre quatro tipos de riscos:
Embora eu entenda essa necessidade de categorizar os tipos de riscos do desenvolvimento de um produto, o tipo de risco não é tão crucial quanto a prioridade do risco, ou seja, saber qual risco tem maior potencial de ser um obstáculo significativo para o sucesso do produto. Lembre-se, queremos desenvolver um produto que ajude a empresa proprietária do produto a atingir seus objetivos enquanto resolve um problema ou atende a uma necessidade dos clientes dessa empresa. É isso que significa ter sucesso com o produto.
Por isso, precisamos identificar e priorizar os riscos. Após priorizar os riscos, utilizamos o Product Discovery como o conjunto de ferramentas que nos ajudam a mitigar esses riscos. Expliquei em um artigo anterior que o Product Discovery tem dois lados, descoberta de problemas e descoberta de soluções. Deixe-me dar alguns exemplos.
Descoberta do problema: Em 2011, tive a ideia de criar um aplicativo contador de calorias que me informasse não apenas o número de calorias de cada alimento, mas também a qualidade da caloria com um sistema simples de cores vermelho, amarelo e verde, onde as calorias vermelhas, como doces e bolos, devem ser evitadas, calorias amarelas, como arroz e carne, podem ser consumidas moderadamente e calorias verdes, como alface e espinafre, podem ser consumidas sem restrições. A primeira coisa que decidi testar foi se havia demanda para tal aplicativo. Portanto, antes de criar o aplicativo, decidi criar uma landing page para o aplicativo e, em seguida, criar uma campanha do Google Adwords para enviar algum tráfego para esta página. A página explicava o produto que eu planejava construir e quanto custaria. Conto a história completa desse aplicativo em meu livro Guia para startups: como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos digitais lucrativos. Esta é uma mitigação de risco típica de descoberta de problemas, ou seja, eu estava tentando mitigar o risco de saber se era um problema que valia a pena perseguir.
Descoberta de solução: aqui está outro exemplo, agora um exemplo de descoberta de solução. Richard e Maurice McDonald, conhecidos como McDonald Brothers, eram empresários americanos que fundaram a empresa de fast food McDonald’s. A história deles foi contada no filme Fome de Poder, e há uma cena muito interessante em que os irmãos McDonald explicam como descobriram o melhor layout de cozinha para agilizar o processamento dos pedidos. Um processo de descoberta de solução muito interessante. Não encontrei uma versão com legendas em português mas, mesmo sem as falas, dá pra entender bem como essa descoberta de solução foi feita:
Como podemos ver, podemos ser muito criativos na hora de descobrir como vamos mitigar um determinado risco. O importante é conhecermos os principais riscos e assim descobrirmos como mitigá-los o mais rápido possível.
Tenho ajudado empresas a conectar negócios e tecnologia por meio de treinamento, aconselhamento e consultoria em gestão e desenvolvimento de produtos digitais. Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.
Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: