Tenho visto artigos e posts comentando sobre as demissões em massa (layoffs) que têm acontecido nas empresas de tecnologia e como isso tem mexido com o mercado de tecnologia e com as pessoas que trabalham nesse mercado.
Segundo dados da Layoffs Brasil são 56 empresas e 6344 pessoas que foram demitidas.
Ser demitido é muito ruim, um baque na auto-estima, mesmo quando a pessoa que está fazendo o desligamento diga que você é uma ótima profissional, mas as prioridades da empresa mudaram.
Ainda bem que temos uma comunidade pronta para apoiar as pessoas que passam por layoffs. O Marcell Almeida fez uma ótima análise dos layoffs e de seu impacto na carreira de gestor de produto em um artigo que ele publicou essa semana no blog da Cursos PM3. O Paulo Chiodi constantemente coloca o poder de alcance do Product Guru’s para ajudar as pessoas que passaram por layoff. O Pablo Silva tb tem usado o alcance de sua rede para divulgar listas de pessoas que passaram por layoff. O Paulo Caroli está com uma iniciativa de “Participe agora, pague depois” nos cursos da Caroli.org para ajudar pessoas demitidas a ganharem mais conhecimento para ajudar na busca da próxima oportunidade. Eu também tenho oferecido inscrições sem custo nos meus cursos para pessoas que foram demitidas e ainda não encontraram uma nova oportunidade.
Por outro lado, como um otimista que sou, gostaria de propor um olhar que não tenho visto muito nessas discussões sobre demissões em massa aqui no Brasil, mas já vi em alguns artigos americanos sobre layoffs em tech. É um olhar para buscarmos ver o “copo meio cheio”, ou seja, que oportunidades poderiam estar sendo criadas por esse momento de demissões em massa?
Temos várias pessoas boas que, por terem sido demitidas, estão com tempo livre e receberam um pacote de desligamento que pode lhes criar um colchão por alguns meses. Inclusive, imagino que tenham até times completos com pessoas de produto, product designers e engenheiras que já sabem como trabalhar juntas.
Não seria esse um bom momento para investir em tirar aquela ideia da gaveta? Fazer uma prova de conceito para ver se alguém se interessa? Quem sabe daí nasçam as próximas startups de sucesso e até mesmo os próximos unicórnios brasileiros!
Me coloco à disposição de quem estiver nessa situação, querendo tirar uma ideia da gaveta. É só me mandar msg direta.
Será fantástico contar essas histórias de sucesso que podem estar começando agora! 🙌