No final do mês passado eu fiz uma análise sobre os layoffs que estão acontecendo principalmente em empresas de tecnologia e ofereci mentorias gratuitas para quem tivesse passado por demissão em massa e que acreditasse que uma mentoria comigo pudesse ser de alguma ajuda. Primeiro eu queria agradecer pelo interesse, os slots disponíveis foram ocupados em poucas horas. Tive conversas muito bacanas e vou aqui fazer um resumo sobre pontos que apareceram nessas conversas que talvez possam ser úteis para mais pessoas:
Como o mercado está mais difícil, esse não é o melhor momento para mudar de segmento. Por exemplo, se na sua experiência vc trabalhou com produtos ligados à saúde, é mais provável vc ter chances aplicando para vagas de saúde em empresas de saúde do que outros segmentos tais como educação ou fintechs. Quem está contratando está buscando pessoas que entrem jogando. Há um ano atrás havia espaço para essas movimentações mais livres. Agora não há mais tanto espaço.
Ao se candidatar a uma vaga, mande também um inmail (email via Linkedin) para a pessoa recrutadora explicando pontos de sua experiência prévia que mais te qualificam para aquela vaga. Pense que a recrutadora está recebendo uma quantidade bem grande de pessoas interessadas então quanto mais você facilitar o match entre a vaga e suas qualificações, mais você estará facilitando o trabalho da recrutadora e maiores serão as chances de ela te chamar.
Procure deixar claro em seu perfil do Linkedin os produtos em que você trabalhou e os resultados que você conseguiu atingir com o seu produto. Assim você deixará claro seus resultados anteriores.
Caso você tenha trabalhado em alguma consultoria e não pode abrir o nome dos clientes onde você trabalhou, cite algo como “grande empresa do segmento de xyz” para situar o mercado com o qual você tem experiência.
Outra oportunidade interessante que pode ser explorada são as empresas anteriores onde você trabalhou. Se foi uma boa experiência tanto pra você quanto para a empresa, talvez possa fazer sentido retomar o contato e, quem sabe, explorar a possibilidade de retorno.
Caso você tenha recebido um bom pacote de saída ou tenha condições de ficar algum tempo sem um renda mensal constante, talvez esse seja um excelente momento para tirar aquela ideia da gaveta e começar a empreender. Você pode inclusive chamar pessoas que também sofreram layoff, com quem você já trabalhou antes e teve um bom relacionamento para entrar nessa jornada com você. Conheço algumas pessoas que fizeram isso e estão bem contentes com a nova fase que estão vivendo. Aliás, a McKinsey publicou recentemente a 4ª edição do seu LatAm Digital Report Startup Study e no último slide ela reforça esse ponto de que momento de crise é um momento muito propício para a criação de novos empreendimentos.
Slide do relatório da McKinsey mostrando a oportunidade que existe em períodos de crise
Continuo acompanhando os anúncios de demissões em massa e os números do Layoffs Brasil e Layoffs.fyi. Os números de abril mostraram uma boa queda em relação a março. 🙌
Brasil:
abril: 13 empresas e 682 pessoas demitidas
março: 22 empresas e 1.676 pessoas demitidas
fevereiro: 37 empresas e 3.226 pessoas demitidas
fevereiro foi o pior mês dos últimos 15 meses
Demissões em massa no Brasil em 2022 e 2023
Mundo:
abril: 65 empresas e 17.926 pessoas demitidas
março: 115 empresas e 37.077 pessoas demitidas
fevereiro: 175 empresas e 39.031 pessoas demitidas
Janeiro foi o pior mês dos últimos 15 meses
Demissões em massa no mundo em 2022 e 2023
Lembrando que esses números são reportados pelas pessoas e pelas empresas, então podem estar incompletos.
Apesar de os números estarem melhorando, ainda tem gente sendo impactada pelas demissões em massa. Em função disso, além das vagas gratuitas que tenho aberto em meus cursos para pessoas que passaram por layoff, irei novamente abrir um horário todos os dias úteis de maio para quem tenha passado por uma demissão em massa e acredita que uma mentoria comigo possa ajudar de alguma forma.
Sem nenhum custo.
Para agendar, basta acessar minha agenda e agende sua sessão.
Treinamento e consultoria em gestão de produtos digitais
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digita) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Newsletter
Escrevo reguIarmente sobre gestão de produtos, desenvolvimento de produtos, liderança de produtos digitais e transformação digital. Vc pode receber uma notificação por email sempre que eu publicar algo novo, sem depender dos algoritmos de notificação de redes sociais. Basta assinar minha newsletter.
Gestão de produtos digitais
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: