Dois anúncios recentes chamaram minha atenção e me deram uma sensação de déjà vu. Estamos vivendo um momento de inflexão semelhante ao que vivemos no início da década de 1990, quando todos começamos a ter acesso à Internet através de navegadores como Mosaic e Netscape e começamos a falar sobre HTML, WWW, hiperlinks, e-commerce, DNS, .com e muitos outros termos novos e um pouco estranhos.
Existe um padrão que acontece na adoção de algumas tecnologias. Após sua criação, elas são utilizados por poucas pessoas com profundo conhecimento técnico por muitos anos. Surgem então alguns casos de uso que popularizam essas tecnologias e as tornam úteis para todos. Em seguida surgem rapidamente diversas inovações com grande impacto global.
Foi o que aconteceu com a Internet, que foi inventada no final dos anos 1960, mas só se tornou popular no início dos anos 1990 graças à WWW, ao HTML e aos navegadores Mosaic e Netscape. Agora, não podemos imaginar nossas vidas sem ela:Muitos tecnologias ainda estão procurando casos de uso que os popularizem. Alguns exemplos de tecnologias que ainda não possuem casos de uso que as popularizem são NFT, Blockchain, Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR).
Uma tecnologia que acredito ter encontrado um caso de uso que a está popularizando é a IA, uma tecnologia da década de 1950 que está se tornando popular graças ao GenAI, LLM e ChatGPT. Esses casos de uso estão popularizando a IA, de forma análoga ao que WWW, HTML e navegadores fizeram pela Internet no início da década de 1990:O que está por vir? Aqui estão os dois anúncios feitos nas últimas 2 semanas que me mostram que tempos muito empolgantes estão à nossa frente!
A empresa Cognition anunciou Devin há 2 semanas como engenheiro de software de IA. Achei o vídeo muito interessante e tem potencial para fazer o desenvolvimento de software avançar grandes passos.
Contarei uma história de quase vinte anos atrás que pode nos ajudar a entender o que está acontecendo. Lembrei-me dessa história assim que comecei a ouvir essas preocupações.
Quando entrei na Locaweb em 2005 como seu primeiro gerente de produto, estávamos prestes a lançar um construtor de sites. A Locaweb era principalmente uma empresa de hospedagem de sites na época, então tínhamos parcerias com desenvolvedores web e empresas de desenvolvimento de sites. Existiam muitas preocupações internas e externas de que o lançamento do nosso construtor de sites prejudicaria nossos relacionamentos com nossos parceiros e poderia levar muitos deles à falência.
O que aconteceu:
Portanto, minha opinião sobre o lançamento de IAs de engenharia de software é que isso nos levará a passos gigantescos, semelhante ao que aconteceu com os construtores de sites e o desenvolvimento web há 20 anos.
Na verdade, pode ser uma ótima ferramenta para gerentes de produto e designers, ajudando-os a desenvolver suas ideias e testá-las com os clientes.
Este vídeo da empresa Figure também é bastante impressionante. Ele mostra a conexão entre robótica e grandes modelos de linguagem de IA generativa para nos ajudar nas tarefas diárias. Isto representa um marco significativo na integração da robótica e da IA em nossas vidas diárias. As implicações desta tecnologia são vastas e de longo alcance, prometendo revolucionar a forma como abordamos as tarefas diárias e interagimos com o nosso ambiente.
Imagine um futuro onde esses robôs humanóides nos ajudem perfeitamente nas tarefas domésticas, forneçam companhia aos idosos ou até mesmo executem tarefas complexas em setores que vão desde a saúde até a manufatura. As possibilidades são infinitas e o impacto na sociedade pode ser profundo.
Hoje, não conseguimos imaginar a nossa vida sem internet, sem acesso à internet em qualquer lugar que estejamos através do celular. Sem redes sociais, para podermos nos conectar com quem quer que seja, até mesmo pessoas que não vemos há anos e mesmo com pessoas que não conhecemos. Não conseguimos nos imaginar sem a capacidade de fazer compras online de qualquer lugar. Nem sem streaming de áudio e vídeo.
No entanto, no início da década de 1990, não podíamos imaginar o que estava por vir.
Na minha opinião, estamos em um momento semelhante agora, mas em vez da internet, é a IA, uma tecnologia madura que finalmente encontrou um caso de uso que a popularizou (GenAI + ChatGPT). Muitas inovações interessantes estão começando a aparecer, como Devin e Figura 01. Estou ansioso pelo que está por vir!
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: