Algumas pessoas me perguntam sobre como fazer a transição de carreira para gestão de produtos, ao que eu normalmente respondo com o que escrevi nesse artigo: o primeiro passo é estudar por meio de livros e cursos e o próximo passo é procurar uma posição onde você possa exercer esse papel de gestão de produtos. Idealmente na empresa onde você está, pois fazer duas mudanças ao mesmo tempo (mudar de empresa e de carreira) é muito difícil.
Na semana passada durante uma aula in-company eu contei uma história sobre uma pessoa que pude ajudar a fazer uma transição de carreira.
Quando entrei na Lopes, a maior imobiliária do Brasil, onde entrei para liderar o processo de transformação digital, um dos meus primeiros focos foi o desenho da estrutura de equipes. Durante esse processo enxergamos a oportunidade de criar uma equipe focada em franquias e corretores. Eu tinha algumas opções como Group Product Manager para esse time. Eu poderia trazer alguém de fora da empresa, com experiência em liderança de PMs. Poderia trazer alguém da equipe de desenvolvimento de produtos, que já conhecesse a empresa e os sistemas. Eu poderia trazer alguém da área de negócios da empresa.
Eu decidi por uma das opções menos óbvias. Havia um líder na Lopes que estava na empresa há mais de 12 anos e que trabalhou com operações de vendas, foi sócio de uma das franquias da Lopes por alguns anos e agora trabalhava no time que fazia a gestão de franquias. Ele também estava trabalhando em algumas das iniciativas digitais, muito hands-on, junto com a equipe digital. Ele tinha experiência em negócios, experiência em liderança, experiência em Lopes e muito interesse em iniciativas digitais, a ponto de trabalhar nessas iniciativas além do seu trabalho do dia-a-dia. Por esse motivo, decidi oferecer a ele a oportunidade de se tornar o Group Product Manager do time de Franquias e Corretores, mesmo que ele não tivesse nenhuma experiência formal em gestão de produtos. Ele tinha alguma experiência informal nas iniciativas digitais que participou, mas eu certamente poderia encontrar no mercado líderes de gestão de produto mais experientes. No entanto, essa pessoa tinha a experiência de negócios e a experiência da empresa que seriam muito úteis para sua função. Ou seja, resolvemos apostar na transição de carreira dele.
Ele então fez treinamento em gestão de produtos e contratamos gestores de produtos e designers de produtos com experiência em desenvolvimento de produtos para se juntarem à sua equipe. E isso ficou claro para todos, inclusive para o pessoal de produto experiente que se juntou ao time, que eles estavam se juntando a um time onde o GPM era muito experiente no negócio e na empresa, mas não tanto em gestão de produto, e que estávamos contando com as pessoas de produto mais experientes para aumentar a experiência geral em desenvolvimento e gestão de produto da equipe.
Após eu contar essa história durante o treinamento começamos a conversar sobre os fatores que ajudaram essa pessoa que não tinha experiência como gestora de produto a ser bem sucedida nessa função:
Chegamos inclusive a fazer uma analogia, pois nesse cliente havia pessoas fazendo a transição de outras para a função de gestão de produtos.
Imagine um grupo de pessoas que quer aprender a nadar. Esse grupo estuda, lê livros sobre natação, assiste vídeos e, após algum tempo de estudo, decide por em prática os aprendizados. Eles vão para a piscina e tentam colocar em prática o que aprenderam. Eventualmente eles vão conseguir se movimentar pela água, provavelmente não serão eficientes, mas após muitas tentativas acabarão encontrando alguma de se locomover pela água.
Agora imagine se esse mesmo grupo de pessoas chegar na piscina e lá estiver uma professora de natação que irá ajudá-los no processo de aprendizagem e colegas de natação que irão dar dicas sobre natação e sobre melhor aproveitar os movimentos na água. Muito provavelmente o processo será mais rápido, e as pessoas poderão chegar a níveis de natação que não conseguiriam chegar sozinhas.
Foi esse o ambiente que criamos para a pessoa GPM para o time de corretores de franquias, o que certamente aumentou as chances de sucesso dele como pessoa de produto.
Por isso, se vc é alguém que está buscando uma transição de carreira, busque um lugar que tenha pessoas que possam te guiar, que possam ser seus professores e colegas “de natação”. E se vc for uma pessoa que promovendo a transição carreira de alguém para a área de produtos, lembre-se de sua responsabilidade de criar um ambiente propício, sendo você a professora, ou buscando alguém para ser professor, e buscando também colegas experientes que possam ajudar essa pessoa a fazer uma transição de carreira mais rápida e que ela chegue mais longe.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: