A primeira ferramenta que quero apresentar é a visão de produto. É ela que vai nortear várias decisões.
VISÃO DE PRODUTO é como será o produto no futuro.
Definir, comunicar e revisar a visão de produto é a responsabilidade mais importante de uma pessoa que está liderando uma transformação digital. Sem a visão de produto, é muito difícil trabalhar qualquer outro tema.
Relembrando a definição de gestão de produtos que vimos no capítulo A tal da transformação digital, um produto deve, ao mesmo tempo, atender aos objetivos estratégicos que o dono do produto tem para esse produto e resolver problemas e necessidades de seus usuários. Esses são os dois elementos que você precisa para fazer a sua visão do produto. Sendo assim, o primeiro passo para criar a sua visão do produto é ter bem claro quais os objetivos que o dono do produto tem para ele.
Por exemplo, um banco pode querer reduzir a necessidade de atendimento em agências com um sistema de internet banking. Um laboratório de análises clínicas e de imagem pode querer diminuir os custos operacionais de manuseio e envio de resultados com um sistema de consulta de resultados on-line.
Do outro lado, você precisa entender bem os problemas e necessidades do seu cliente. Continuando os exemplos citados, o que um cliente de um banco busca resolver quando visita uma agência? Quais desses problemas poderiam ser resolvidos sem uma visita à agência? O que a cliente de um laboratório de análises clínicas e sua médica precisam dos resultados de exames? Como oferecer isso de forma digital?
Existem várias ferramentas muito interessantes para ajudar a ter esse entendimento:
Com esses elementos em mãos, você está pronto para criar a visão de produto, que nada mais é do que deixar claro esses elementos. Simples, né? Seria algo mais ou menos assim:
O (nome do dono do software) decidiu ter esse software para (objetivos do dono do software). Esse software é usado por (descrição das pessoas que usarão o software), que, ao usar esse software, espera resolver (problema ou necessidade que o usuário espera resolver) de uma forma melhor do que (alternativas existentes).
(Incluir mais informações sobre o problema ou necessidade, com contexto e motivação para ver resolvido).
Por favor, não copie e cole esse texto! Crie sua própria visão do produto, que não precisa necessariamente ter todos esses elementos. Também não precisa ser um texto: pode ser uma apresentação ou um vídeo. O que vale lembrar é que a visão do produto é a representação do que será o produto no futuro. É o que deve nortear todas as decisões em relação a ele.
Repare que, para escrever essa visão, é importante conhecer as alternativas existentes (algo que você vai identificar quando estiver entendendo os problemas e as necessidades de seus clientes) e a motivação de seus clientes quando buscam a solução para ter seus problemas resolvidos e suas necessidades atendidas. Durante esse entendimento das alternativas existentes, você identificará seus concorrentes, diretos e indiretos. A identificação de concorrentes é parte da análise de mercado, ferramenta necessária para nos ajudar no caminho até chegarmos à visão de produto — veremos mais sobre este tema no próximo capítulo, Estratégia de produto.
Esse artigo é mais um trecho do meu mais novo livro “Transformação digital e cultura de produto: Como colocar a tecnologia no centro da estratégia da sua empresa“, que vou também disponibilizar aqui no blog. Até o momento, já publiquei aqui:
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: