Falei no último post que só ia escrever de novo na semana que vem, mas acabou de me ocorrer uma ideia de post que pode até ser o primeiro de uma categoria que vou chamar de dicas rápidas, em contra-ponto aos posts mais longos que tenho escrito. São dicas que vou aprendendo no dia-a-dia da Locaweb, do ContaCal e em conversas com outros desenvolvedores de produto web e que vale a pena compartilhar por aqui. Então aqui vai a primeira dica rápida.
Quando foi?
A gente acaba se fazendo essa pergunta quando vai analisar os números de nosso produto web e vê que houve mudança no número de trials, ou de conversão de trials para pagantes, ou de alguma outra métrica que acompanhamos e pensa:
“Ah, pode ser aquela mudança que fizemos no site. Quando foi? Será que foi ela que impactou a nossa métrica?”
Dica: mantenha um diário de mudanças
A dica é manter um diário de mudanças, que pode ser um arquivo texto, uma planilha, ou mesmo um caderno. Não importa muito aonde se anota, mas sim ter a disciplina de anotar as mudanças que vc fizer em seu produto web. Anote a data, a mudança feita e o que vc espera com aquela mudança. Quem é mais técnico pode ter a tendência de querer anotar somente mudanças no software, mas o ideal é anotar todas as mudanças. Fez alguma alteração na campanha de AdWords? Anote no diário de mudanças. Mudou algum texto no site? Anote no diário de mudanças. Publicou um novo texto no blog? Anote no diário de mudanças.
Assim, da próxima vez que vc olhar suas métricas e vir alguma mudança em seus números, basta olhar seu diário de mudanças para ver qual mudança pode ter originado essa alteração em seus números e se isso correspondeu à s expectativas que vc tinha anotado.