Algumas das maiores empresas de internet oferecem seus produtos de forma gratuita (Google, Facebook, Twitter, Linkedin, Slideshare, Youtube, Skype, etc.). Eles geram receita por meio de anúncios ou oferecendo uma versão page com maps funcionalidades ou ainda oferecendo serviços adicionais pagos para os usuários do serviço gratuito. Essa forma de oferecer serviços é conhecido como modelo freemium.
Será que tenho que ter uma versão gratuita do meu produto?
Para vc obter algum resultado oferecendo uma versão gratuita, seu produto deve ter algum benefício em ter uma grande base de usuários, além do benefício óbvio de ter uma grande base de pessoas que algum dia se interessaram pelo seu produto:
Então antes de lançar seu produto gratuito, vc precisa entender porque vc quer ter um serviço gratuito. Vc precisa definir qual a sua métrica de sucesso. Para esses serviços que oferecem planos gratuitos, a tx de conversão de um usuário gratuito para cliente que paga para usar não passa de 2%, ou seja, vc precisa servir 100.000 usuários para ter 2.000 pagantes.
Um produto gratuito poderá atrair muitos usuários, mas a qualidade desses usuários pode ser baixa, ou seja, vc pode conseguir atrair muitos usuários mas a quantidade de usuários que realmente usarão seu produto pode ser pequena. A vantagem de ter muitas pessoas na sua base
Em seguida, vc precisa saber…
Como gerar receita para cobrir os custos do meu produto gratuito?
Depois de descobrir porque vc quer oferecer um produto gratuito, vc precisa descobrir como gerar receita para cobrir seus custos. Todas as empresas citadas acima tiveram que descobrir uma forma de gerar receita de suas enormes bases de clientes. Aqui vão algumas formas que elas usam para gerar receita:
Se vc decidir oferecer um plano gratuito, vc só poderá oferecer se seus custos de servir cada usuário for o mais próximo possível de zero. Caso contrário, a situação não será sustentável e sua necessidade por receita para cobrir os custos irá matar seu produto.
Vale ressaltar que oferecer uma versão gratuita é completamente diferente de oferecer um período de experiência grátis. A versão gratuita deverá ser gratuita para sempre. Já o período de experiência grátis tem um fim.
Resumindo
Oferecer uma versão gratuita pode ser viável, mas antes de lançar sua versão gratuita vc precisa descobrir:
Próximo post
Amanhã é dia de dica rápida.
Comentários
Vc tem uma versão gratuita de seu produto web? Quais os resultados? Compartilhe!