No artigo sobre as diferenças entre gestão de marketing de produtos e gestão de produtos eu comentei sobre como os 4Ps do marketing (Produto, Preço, Promoção e Praça) são distribuídos entre gestores de marketing de produto e gestores de produto. Essa é uma visão macro de divisão de responsabilidades. Como comentei também naquele artigo, esses times (Marketing e Gestão de Produtos) devem trabalhar muito próximos para o sucesso do produtos que eles desenvolvem e administram. O mesmo acontece em relação aos times de Engenharia e de UX, apesar de serem funções distintas, tb devem trabalhar muito próximos com a gestão de produtos.
Essa proximidade costuma gerar algumas dúvidas do tipo “essa tarefa, quem é o responsável?” e “essa outra tarefa, quem eu preciso consultar antes de levar ela adiante?” e “para essa outra aqui, quem precisa estar junto comigo para eu conseguir concluí-la com êxito?”. Muitas vezes acabam ficando bolas divididas, onde um acha que responsável por determinada tarefa e o outro tb acha. Ou pior, um acha que o outro é o responsável e esse outro acha que o um é responsável, e ninguém faz a tarefa.
Para resolver esse tipo de situação existe uma ferramenta muito boa chamada Matriz de Responsabilidade RASCI. Esse RASCI significa Responsible, Accountable, Support, Communicated, Informed:
Abaixo está um exemplo de uma matriz de responsabilidade RASCI entre engenharia, UX, marketing de produtos e gestão de produtos que usamos aqui na Locaweb:
Como usar?
O primeiro passo é fazer a matriz de responsabilidades. Minha recomendação é preencher essa tabela juntando todas as pessoas envolvidas numa sala, assim pode-se discutir se a divisão de responsabilidade está ok para todos e se tem alguma tarefa faltando. Muito provavelmente irão surgir algumas “bolas divididas”, mas esse é um ótimo momento para discutir essas “bolas divididas” e definir quem é o responsável.
Em seguida, deve-se experimentar fazer as tarefas seguindo a matriz responsabilidade por algum tempo, tipo um ou dois meses. Depois é importante fazer uma retrospectiva para ver se está tudo certo ou se é necessário algum ajuste.
Daí pra frente o uso passa a ser automático e as pessoas não precisarão mais se referir à matriz de responsabilidades. Depois de alguns anos, ou quando surgir alguma dúvida, ou mesmo quando surgir alguma tarefa nova, é bom revisitá-la.
Pronto, todo mundo sabe o seu papel e suas responsabilidades, e agora é só partir para a execução! 🙂