Escrevi em julho de 2014 sobre as diferenças entre gestor de produtos ou product owner, onde comento que gestor de produtos e product owner são dois lados da mesma moeda. Enquanto o papel de gestão de produtos é focada no resultado, ou seja, no software que está sendo feito e nos objetivos desse software, tanto para o dono do software quanto para seu usuário, o papel de product owner é focado no processo pois todas a metodologias ágeis tem seu foco no processo de desenvolvimento de software.
Em um outro artigo, de março de 2016, comento que “BA e PO são papéis muito similares no desenvolvimento de software. Ambos têm o mesmo objetivo: ajudar o time a fazer um software que atenda ao objetivos do dono do software enquanto resolve problemas e necessidades de seus usuários”.
Algum tempo depois…
Esse dois artigos foram escritos baseados em minha experiência na Locaweb, onde tínhamos somente o papel de gestor de produtos, que chamávamos indiscriminadamente de PO ou de PM e em conversas que tive com pessoas de outras empresas onde elas me contavam sobre suas estruturas e divisões de papéis e responsabilidades.
Em agosto de 2016 assumi a gestão da gestão de produtos na ContaAzul e quando aqui cheguei me deparei com business analysts (BAs) e product managers (PMs), um cenário novo para mim. Passei algum tempo conversando com as pessoas para entender papéis e responsabilidades de cada função e as motivações de essa estrutura ter sido criada. Após essas conversas, ficou mais claro para mim a diferença de papéis e responsabilidades de cada uma das funções, diferença essa que tento traduzir na imagem abaixo.
Acredito que com essa imagem consegui deixar mais claro as diferenças e similaridades das funções de BAs, POs e PMs.