Já escrevi sobre a diferença entre gerenciamento de produtos e gerenciamento de projetos, mas acredito que há espaço para aprofundar um pouco mais as diferenças entre produto e projeto. Então, uma rápida lembrança das definições de produto e projeto:
Projeto
Um projeto em negócios e ciência geralmente é definido como um empreendimento colaborativo, muitas vezes envolvendo pesquisa ou design, que é cuidadosamente projetado para atingir um objetivo específico.
Fonte: Wikipédia
Produto
O termo produto é definido como “algo produzido por trabalho ou esforço” ou como “o resultado de um ato ou processo” e tem sua origem no verbo latino produzir(re), ‘fazer existir’.
Fonte: Wikipédia
Ou seja, enquanto o projeto é um processo com início e fim; o produto é o resultado de um processo.
As definições acima podem ser expandidas para ajudar a entender um pouco mais as diferenças:
Para nos ajudar a entender melhor essas diferenças, darei um exemplo do mundo da tecnologia e duas analogias do nosso dia a dia.
E agora as duas analogias do nosso dia a dia para ajudar a ilustrar a diferença entre projeto e produto::
Simon Sinek, autor de “Start with Why” e “Leaders Eat Last”, lançou em 2019 um livro muito interessante chamado “The Infinite Game” onde construiu em cima do argumento do clássico livro “Finite and Infinite Games”, de James P. Carse, um acadêmico americano que foi professor emérito de história e literatura da religião na Universidade de Nova York. Em seu livro, Carse explica que enquanto um jogo finito tem um fim e um vencedor claro, como esportes, política e guerra, jogos infinitos, como nossa vida, cidades, países, carreira, são aquelas atividades que não têm um fim claro e definido. e não necessariamente um vencedor. De acordo com Carse:
Um jogo finito é jogado com o propósito de ganhar, um jogo infinito com o propósito de continuar o jogo.
Sinek “começou a ver que muitas das dificuldades que as organizações enfrentam existem simplesmente porque seus líderes estavam jogando com uma mentalidade finita em um jogo que não tem fim. Organizações mais inspiradoras têm uma mentalidade de jogos infinitos.”
É fácil ver que projetos são jogos finitos enquanto produtos são jogos infinitos.
Quando me perguntam sobre a diferença entre um projeto e um produto, tenho usado as duas analogias acima, prédio de apartamentos e casamento para ajudar a ilustrar esses conceitos, com bom feedback. Espero que agora que consegui escrever esses conceitos e analogias, eles possam ajudar mais pessoas.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:
Tenha ajudado várias empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.