Já escrevi sobre os 3 motivos pelos quais é importante entregar seu produto cedo e com frequência para seus usuários. Agora eu quero te dar uma 4ª razão, baseada no conceito Cone da Incerteza do mundo do gerenciamento de projetos.
Primeiro, vamos entender o que é o Cone da Incerteza:
No gerenciamento de projetos, o Cone da Incerteza descreve a evolução da quantidade de incerteza durante um projeto. No início de um projeto, comparativamente pouco se sabe sobre o produto ou os resultados do trabalho e, portanto, as estimativas estão sujeitas a grande incerteza. À medida que mais pesquisa e desenvolvimento são feitos, mais informações são aprendidas sobre o projeto e a incerteza tende a diminuir. (Wikipédia)
Em uma imagem, podemos imaginar assim:
Esta imagem mostra que quanto mais longe estamos do final de um projeto, maior a incerteza. No início de um projeto, a incerteza varia de 0,25x a 4x. Por exemplo, se estamos estimando o tempo de entrega de um projeto específico em 4 meses, no início do projeto essa estimativa varia de 1 mês a 16 meses. Isso é MUITA incerteza!
No entanto, esta é a teoria. Quando analisamos projetos na vida real, a maioria deles tem sua estimativa menor do que realmente acontece. É muito raro ver projetos sendo entregues antes de sua estimativa original. Assim, podemos representar melhor o Cone da Incerteza da seguinte forma:
Esta imagem mostra que a probabilidade de uma estimativa ser 2x a 4x vezes o que foi originalmente estimado é maior do que a estimativa estar correta ou ainda maior do que o que realmente acontece. Essa é a razão pela qual muitas pessoas, ao fornecer uma estimativa, tendem a aumentar essa estimativa para aumentar as chances de a estimativa ser mais precisa.
A melhor maneira de reduzir a incerteza é liberar cedo e com frequência. Além dos 3 motivos que já expliquei anteriormente:
Para adicionar a esses 3 motivos, vamos verificar o que acontece com o Cone of Uncertainty quando lançamos mais cedo e com frequência:
Como podemos ver, quando entregamos cedo e com frequência, estamos diminuindo o alcance da incerteza. No exemplo acima, reduzimos o intervalo de cada entrega entre 0,25x e 4x para 0,8x e 1,25 vezes. Essa abordagem é muito adequada para produtos digitais porque podemos dividir as entregas na menor entrega possível.
Então ai estamos, o quarto motivo para entregar cedo e muitas vezes é o Cone da Incerteza, quanto antes você liberar alguma parte do seu produto, menor será a incerteza.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 3 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente:
Tenha ajudado várias empresas a extrair mais valor e resultados de seus produtos digitais. Veja aqui como posso ajudar você e a sua empresa.