Eu estava com o post de hoje pronto, sobre quanto tempo dedicar à startup e se dá para fazer uma startup sozinho, e quando estava revisando, senti falta de falar sobre um tema muito importante, tão importante que deveria até ter vindo antes do post sobre quem deve criar uma startup de um produto web.
Aviso: esse será um post mais reflexivo, trará muito mais perguntas do que respostas. O objetivo desse monte de perguntas é ajudar a refletir um pouco sobre seus reais objetivos de ter uma startup. Esse é um caminho muito difícil, que dá muito trabalho, mas pode trazer muitas recompensas. A recompensa não virá necessariamente na forma de dinheiro, por isso é muito importante refletir bastante antes de começar essa jornada. 🙂
Por que alguém quer criar uma startup?
Uma startup, como qualquer projeto, requer um esforço considerável. Quando investimos certo esforço em alguma coisa é normal termos a expectativa de termos alguma recompensa. Nem toda recompensa é dinheiro.
Saindo um pouco do mundo da startup e pensando em outros esforços que fazemos, quando investimos no relacionamento com alguém, namorada(o) ou esposa(o), que como todos sabem tem seu lado muito bom mas tem seu lado bem complicado, qual a recompensa que buscamos? Quando temos um animal de estimação, com toda a alegria e o carinho que o animal de estimação pode trazer, mas traz tb toda a responsabilidade e compromisso de cuidar desse animal, qual a recompensa que buscamos? Se animal de estimação é assim, filhos então! É compromisso e responsabilidade para toda a vida, com custo altíssimo, muita preocupação, grandes chances de ouvir muito desaforo, principalmente quando eles ficarem adolescentes. Qual é a recompensa que alguém busca quando tem filhos?
Ok, fui um pouco longe demais no exemplo dos filhos pois existe um amor incondicional que é impossível de explicar, mas acho que consegui atingir meu objetivo de deixar claro que nem todo projeto tem por único foco o dinheiro como recompensa.
Startup de crescimento vs startup de estilo de vida
Há algum tempo atrás o Rafael Rosa me apresentou o conceito de startup de estilo de vida (lifestyle startup) em oposição ao conceito de startup de crescimento (growth startup) que é mais conhecido:
Note que os conceitos acima se aplicam não só a startups mas a qualquer tipo de empresa.
Às vezes pode ser difícil identificar qual o tipo de startup estamos lidando, pois ambas podem produzir produtos de excelente qualidade que resolvem muito bem os problemas das pessoas.
Vc deve estar se perguntando:
“Se os dois tipos de startup podem produzir bons produtos, de ótima qualidade, não é melhor então crescer rápido e ficar rico logo? Tudo bem que isso vai ser muito cansativo, mas a recompensa é enorme!”
Não consigo responder a essa questão pois isso é uma escolha pessoal. Não existe pessoa melhor do que vc mesmo para decidir isso. Só acho importante comentar que as chances de sucesso de uma startup de crescimento costumam ser pequenas pois o espaço para crescer rápido é mínimo e requer muito investimento financeiro, então provavelmente vc irá precisar buscar um investidor externo.
Já uma startup de estilo de vida de chances bem maiores de dar certo pois conquistando alguns poucos clientes vc já consegue algum resultado. Vc pode querer de sua startup de estilo de vido objetivos graduais. Primeiro que ela pague as próprias contas, depois que sobre algum para complementar o salário e dar entrada numa casa própria, ou numa casa de praia, ou pagar a escola do filho. E assim por diante. Com uma startup de estilo de vida vc pode ir crescendo de acordo com seu ritmo.
Nada impede que vc comece com uma startup de estilo de vida e ela vá crescendo até que chegue em um ponto em que chame a atenção de investidores que irão lhe fazer uma proposta de investimento. Nesse ponto vc deverá decidir se quer continuar com uma startup de estilo de vida ou se quer ter uma startup de crescimento.
Que tipo de médico é vc?
Quem me acompanha há algum tempo no meu blog pessoal, sabe que eu gosto de fazer analogias com a área médica.
Vamos mover o ponto de vista da startup para o cliente. Imagine-se agora como cliente, mas não de uma startup, mas sim de um médico. Nesse caso vc é o paciente e acabou de receber a notícia de que você tem um determinado problema que requer cirurgia. Qual médico você escolheria para fazer esta cirurgia, aquele cujo objetivo principal é ficar rico com a prática médica ou aquele que é realmente apaixonado pela medicina e sobre como tornar a vida de outras pessoas melhor? Ambos podem ser excelentes médicos e pode ser muito difícil distinguir um do outro, mas se for possível, acho que do ponto de vista do paciente haverá uma tendência natural a preferir aquele que é paixonado pelo que faz.
Tweet do Dalai Lama
Sigo o Dalai Lama no Twitter. Ele posta diariamente uma mensagem relacionada ao budismo. Para quem não conhece, o budismo é uma religião que está preocupada em porque as pessoas não são felizes e em como ajudar as pessoas a serem mais felizes. É assim que explico para a minha filha de 5 anos o que é budismo. 🙂
Curiosamente hoje ele tuitou:
Riqueza pode contribuir para a nossa felicidade, mas não é o fator mais importante; por si só a riqueza falha em nos trazer satisfação plena.
Bastante em sincronia com as reflexões que são necessárias quando estamos pensando em nossos projetos futuros, incluindo começar uma startup.
Questione-se
Faça-se algumas perguntas para ter certeza que vc quer mesmo ter uma startup, e se vc está com a motivação correta:
Próximo post
No próximo post, que irei publicar amanhã, vou falar sobre quanto tempo dedicar à startup e se dá para fazer uma startup sozinho.
Comentários
Vc está pensando em ter uma startup? O que te motiva a ter uma startup? Comente!