Essa é uma pergunta que recebo muito em minhas palestras e em minha caixa de entrada, então parece ser um tema quente. Aqui está minha sugestão sobre como fazer essa mudança de carreira.
Primeiro passo: Estudar
Mesmo sendo uma carreira relativamente nova, você já pode fazer alguns bons cursos para entender melhor o mundo da gestão de produtos digitais. Existem 2 cursos obrigatórios para quem deseja ser gerente de produto:
- Certified Scrum Product Owner (CSPO): este curso lhe dará o básico sobre como trabalhar como responsável pelo produto de uma equipe de desenvolvimento de software que usa metodologias ágeis. Existem muitos cursos disponíveis em todo o mundo. É um curso presencial de 16 horas que o ajudará a entender como funciona o desenvolvimento de software moderno e qual é o papel e as responsabilidades de um profissional de produto nesse processo.
- Cursos de gestão de produto: esses cursos aprofundam as funções e responsabilidades de um gerente de produto e complementam o que um curso CSPO oferece. Em um curso de PM, você aprenderá técnicas para construir visão e estratégia de produto, estrutura de equipe de desenvolvimento de produto, adequação do produto ao mercado, roteiros e OKRs, descoberta de problemas, análises, cultura de produto e muito mais. Aqui no Brasil há dois que recomendo. Digital Product Leadership da Tera, um curso com aulas ao vivo e gravadas de 50 horas, e PM3, um curso de 40 horas comaulas gravadas que você pode participar quando e onde for melhor para você – ministro algumas aulas nos cursos PM3 de Product Management, Product Marketing e Product Leadership. Nos EUA e em todo o mundo, a melhor opção são os workshops públicos ao vivo do SVPG, normalmente ministrados por Marty Cagan, que foi vice-presidente sênior de gerenciamento e design de produtos do eBay, onde foi responsável por definir produtos e serviços para o site global de comércio eletrônico da empresa. Também ofereço workshops ao vivo de gestão de produtos in-company que podem ser personalizados para atender às necessidades da sua empresa.
Além destes 2 cursos obrigatórios, existem outros cursos muito úteis que recomendo:
- Lean Inception: um curso presencial de 8 horas onde você aprenderá como alinhar pessoas e construir o produto certo. Mesmo que a agenda pública mostre apenas cursos no Brasil, você pode solicitar ao Paulo Caroli treinamentos in company em qualquer lugar do mundo.
- SQL: os dados são uma ferramenta fundamental para qualquer função de gerenciamento de produto e conhecer o SQL certamente o ajudará a dominar essa ferramenta, permitindo que você execute sua própria análise sem depender da equipe de dados para criar os relatórios necessários. Provavelmente um curso online servirá como uma introdução ao tópico. Você pode mergulhar mais fundo mais tarde, se necessário.
- Finanças: seu produto ajudará sua empresa a gerar receitas e cortar custos ao mesmo tempo em que gera custos a partir do processo de desenvolvimento do produto, portanto você deve entender a dinâmica financeira da sua empresa para entender melhor o impacto do seu trabalho na sua empresa. Um curso introdutório online será o primeiro passo neste tópico para entender termos como lucro bruto, EBITDA, ativos, amortização e outros. Você pode mergulhar mais fundo mais tarde, conforme necessário.
- Marketing: você gerenciará um dos 4 Ps do famoso “mix de marketing 4Ps”. Porém, é muito importante que você conheça e entenda os outros 3Ps, promoção, preço e local. Novamente, um curso introdutório online será o primeiro passo neste tópico. Você pode mergulhar mais fundo mais tarde, conforme necessário.
Os livros também são uma boa fonte de conhecimento, mas se você tiver a oportunidade de fazer um curso, recomendo fazê-lo além da leitura de livros. Alguns dos livros que recomendo sobre criação de novos produtos são:
E sobre gerenciamento de produtos estão:
Próximo passo: mudança de carreira!
Ok, agora você estudou o ofício e está pronto para fazer essa mudança de carreira, certo? Qual é a melhor maneira de fazer isso?
O primeiro conselho é que é mais fácil mudar de carreira na sua empresa atual. É muito difícil mudar de carreira mudando para uma empresa diferente, não importa em que carreira você esteja agora e para qual está mudando. As pessoas vão contratá-lo pela experiência que você tem. Se você não tem experiência como gerente de produto, será muito difícil alguém contratá-lo como gerente de produto.
Então, para fazer essa mudança de carreira, a melhor opção é fazê-lo na sua empresa já existente. Antes de qualquer mudança, você deve considerar discutir essa mudança de carreira com seu gerente. Ela pode ajudá-lo nessa transição.
Se a sua empresa já possui uma função de gestão de produtos bem estabelecida, ela poderá aceitar aprendizes, ou seja, alguém com boa experiência em outras áreas e que esteja disposto a ingressar na gestão de produtos. No Gympass chamamos esse cargo de Associate Product Manager (APM). É valioso ter alguém com boa experiência na área de negócios disposto a migrar para o gerenciamento de produtos.
No entanto, se a sua empresa não possui uma função de gerenciamento de produtos bem estabelecida, há duas maneiras de fazer essa mudança de carreira:
- A maneira mais fácil é mudar para uma empresa que tenha uma área de gerenciamento de produtos bem estabelecida, mas você deve mudar para esta nova empresa primeiro em sua área existente (marketing, suporte ao cliente, jurídico, financeiro, etc.) e uma vez dentro essa empresa, mude para o gerenciamento de produtos. É muito raro que as empresas contratem alguém de outra área diretamente para uma função iniciante de gerenciamento de produtos. Normalmente, para essas posições de iniciante, as empresas preferem deslocar internamente alguém de outra área que já tenha um bom conhecimento do negócio.
- A outra maneira de fazer essa mudança de carreira não é tão fácil, mas pode ser uma grande oportunidade de carreira. Você pode construir a função de gerenciamento de produtos em sua empresa existente e ser o primeiro gerente de produtos. Você só precisa aplicar e praticar no seu dia a dia os conhecimentos adquiridos durante seus estudos de gerenciamento de produtos, sempre que encontrar uma oportunidade. Por exemplo, se sua empresa decidir construir um novo aplicativo, você pode se voluntariar para ser o coordenador do projeto para esse novo empreendimento e então aplicar seu conhecimento de gerenciamento de produtos para gerenciar o desenvolvimento do aplicativo. Ou sua empresa pode decidir construir um novo site ou um novo sistema. Novamente você pode se voluntariar para ajudar a gerenciar este projeto e aplicar o que aprendeu neste novo projeto. Depois que o projeto for entregue com sucesso, você poderá discutir com sua liderança como você aplicou as técnicas de gerenciamento de produtos na criação deste produto e talvez seja a hora de construir uma área de gerenciamento de produtos na empresa. Caso a liderança não veja valor em criar essa área, pelo menos agora você tem experiência em gestão de produtos para incluir em seu currículo e falar quando se candidatar a oportunidades de gestão de produtos.
Abaixo vou citar algumas pessoas que fizeram a mudança de carreira de algumas outras áreas para gestão de produtos, para que você possa ver seus perfis ou até mesmo entrar em contato com elas para falar sobre suas mudanças de carreira. Alguns deles até escreveram sobre os desafios e aprendizados da mudança de carreira:
- Rafael Rosa, Marcelo Doni, e Karoline Morone, da engenharia de software ao gerenciamento de produtos
- Paula Sato e Fernanda Passos, do design do produto à gestão do produto
- André Pimentel,do suporte ao cliente à gestão de produtos
- Maíra Castro, de analista de investimentos ao suporte ao cliente e operações e depois à gestão de produtos
- Beatriz Costa e Cassio Scozzafave, do marketing ao gerenciamento de produtos
- Débora Appel, das finanças à gestão de produtos
- Paula Roschel, do jurídico à gestão de produtos
- Vânia Amaral, da gestão de projetos à gestão de produtos
Treinamento e consultoria em gestão de produtos e transformação digital
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Gestão de produtos digitais
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: