O tamanho da equipe é uma preocupação nas metodologias ágeis. Muitos artigos sobre este tema recomendam uma equipe de no máximo 9 pessoas. A Amazon usa um conceito interessante para definir se o tamanho de uma equipe ágil não é muito grande, a equipe de 2 pizzas: nenhuma equipe deve ser maior do que 2 pizzas podem alimentar.
Por que equipes menores são melhores e qual é o tamanho ideal?
Shmula explica a questão do tamanho com base no número de links entre cada membro da equipe. Aumentar o número de membros aumenta exponencialmente o número de links:
Links = n * (n – 1) / 2 onde n é o número de membros da equipe.
Doug Putnam, vice-presidente da QSM, mostra alguns dados empíricos muito interessantes sobre o tamanho da equipe e o sucesso do projeto:
Dos 491 projetos analisados, concluiríamos que uma equipe de 3 a 7 pessoas tem o melhor desempenho (3 a 5 seria o melhor, mas 5 a 7 pessoas está em segundo lugar).
Portanto, meu conselho é dividir grandes equipes de dezenas ou centenas de engenheiros em pequenas equipes de 3 a 7 pessoas, além de um Gerente de Produto para atuar como proxy do cliente. Uma boa maneira de dividir equipes é por produto e/ou por subsistema. Bem, como dividir a equipe de desenvolvimento em equipes pequenas provavelmente merece uma postagem própria. Então fique ligado! 🙂
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: