Essa é uma pergunta difícil. Você poderá encontrar recomendações de duração de sprint que variam de 1 semana a 2 meses. O comprimento ideal depende de:
Duração geral do lançamento: Projetos curtos se beneficiam de iterações curtas.
Quantidade de incerteza: Quanto mais incerteza de qualquer tipo houver, mais curtas deverão ser as iterações.
Por quanto tempo as prioridades podem permanecer inalteradas: depois que uma equipe de desenvolvimento se compromete a concluir um conjunto específico de recursos em uma iteração, é importante que ela não seja redirecionada desse objetivo, para que pessoas de fora da equipe não devam alterar as prioridades da equipe durante uma iteração.
A sobrecarga da iteração: os custos estão associados a cada iteração.
Com que rapidez um sentimento de urgência é estabelecido: O nível de intensidade varia dramaticamente em um projeto de processo em cascata, não iterativo, de doze meses.
Conforme explicado por Mike Cohn em sua postagem “Selecionando a duração correta da iteração para o seu processo de desenvolvimento de software“.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: