Minimal Marketable Feature ou MMF vem de um livro chamado Software by Numbers, de Mark Denne e Dra. Jane Cleland-Huang. Neste livro, eles apresentam o conceito de:
Metodologia de Financiamento Incremental (IFM), uma abordagem baseada no ROI para o desenvolvimento de software, na qual o software é desenvolvido e entregue em partes cuidadosamente priorizadas de funcionalidades valorizadas pelo cliente. Esses pedaços são conhecidos como Recursos Mínimos Comercializáveis ou MMFs.
Para ilustrar o MMF eles usaram um exemplo muito simples de entender: imagine que você tem que construir um sistema web internet banking. Existem muitos recursos e pode levar muitos meses ou até anos para ser entregue com todos os recursos “obrigatórios”. Ao pensar em termos de MMF, devemos olhar para esses recursos “obrigatórios” e descobrir se podemos lançá-los de forma independente, ou seja, se um determinado recurso, se lançado de forma independente, traria algum valor para o cliente. Em um sistema de web banking, poderíamos optar por liberá-lo apenas com o relatório de saldo da conta e nenhum outro recurso. Seria um sistema de web banking muito simples, mas se for lançado assim que estiver pronto, e não depois que alguns outros recursos também estiverem prontos, ele agregará valor ao cliente mais cedo. E sempre que você agrega valor ao cliente, você também agrega valor à sua empresa. Além do cliente satisfeito, neste exemplo você provavelmente reduziu o custo, pois se os usuários não obtiverem os relatórios de saldo de suas contas pela web eles certamente utilizam outra forma de obter essas informações e provavelmente esta outra forma não é tão econômica quanto a web.
Joe Arnold, executivo de Internet especializado em desenvolvimento ágil no Yahoo!, menciona em seu blog:
Um Recurso Mínimo Comercializável (MMF) é um recurso mínimo, porque se fosse menor, não seria comercializável. Um MMF é comercializável porque, quando lançado como parte de um produto, as pessoas usariam (ou comprariam) o recurso.
Da próxima vez que você estiver planejando um novo sistema, produto ou conjunto de recursos para um produto existente, tente pensar em termos de MMF. Isso pode trazer muito valor para você e seus clientes.
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: