Guia da Startup, como startups e empresas estabelecidas podem criar produtos de software rentáveis foi o primeiro livro que escrevi, publicado originalmente em 2012, focado no que hoje chamamos de product discovery. Como já se passaram mais de 12 anos desde sua publicação, e 7 desde sua última atualização, resolvi escrever uma nova edição para incluir os aprendizados que tive ao longo de todos esses anos. Ainda estou trabalhando nessa nova edição, mas o prefácio já está pronto!
O termo Descoberta de Produto (em inglês Product Discovery) foi criado em 2007 por Marty Cagan em 2007 quando ele percebeu que:
Sempre tivemos, e provavelmente sempre teremos dois problemas essenciais em software:
- Precisamos descobrir o produto certo,
- e então temos que desenvolver certo o produto.
Desde 2007 ele tem chamado o primeiro de product discovery, e o segundo de product delivery.
Em 2012, quando escrevi a primeira edição desse livro, o termo discovery ainda não era tão conhecido. Na época falava-se muito em startup, MVP (minimum viable product), lean startup e outros termos.
Como o tema de criação de produtos digitais e, principalmente, como aumentar as chances de criar produtos digitais que dessem resultado, era, e continua sendo, um tema extremamente importante para qualquer empresa, por volta de 2010 começamos a usar na Locaweb essas técnicas de experimentação rápida de ideias de produto.
Nessa época comecei a testar essas técnicas também em produtos fora do ambiente da Locaweb. A minha motivação para fazer esses testes era que na Locaweb tínhamos naquela época em torno de 200.000 clientes, o que dava para o nosso time de desenvolvimento de produtos um ambiente muito propício para testar novos produtos. Afinal, esses seriam os primeiros clientes dos novos produtos que estávamos querendo desenvolver.
Minha dúvida era se essas técnicas poderiam ser efetivas em um ambiente onde ainda não houvesse nenhum cliente. Por isso acabei fazendo uma série de experimentações que eventualmente me levaram a criar o ContaCal, contador de calorias que lancei de forma independente. Quando mostrei o que estava fazendo para o Paulo Silveira, um dos fundadores da Alura, ele achou muito bacana e me fez o convite para escrever o primeiro livro de uma editora que ele estava criando chamada Casa do Código, focado em publicar livros técnicos de brasileiros para brasileiros. Esse foi o nascimento do Guia da Startup, lançado originalmente em 2012.
De lá para cá, muitas coisas evoluíram, mas a necessidade de testar rápido o produto para vermos se estamos no caminho certo continua tão importante como sempre foi. Nesse período, o termo Discovery de Produto se popularizou bastante ao ponto de hoje entendermos muito bem sua importância.
Todos os times de produto, seja em startups, seja em empresas estabelecidas usam, ou tentam usar, alguma técnica de Discovery de Produto. Contudo, ainda há vários equívocos que cometemos quando estamos aplicando essas técnicas de descoberta de produto e que estão diminuindo nossas chances de conseguirmos aplicar essas técnicas com sucesso. Outro dia estava almoçando com um cliente que começou a conversa dizendo:
Vou abrir meu coração, não aguento mais ouvir a palavra discovery. O time quer fazer discovery de tudo e leva meses para descobrir o óbvio.
Apesar de estarmos praticando e aprendendo sobre descoberta de produtos há mais de 15 anos, parece que ainda temos bastante o que aprimorar para aumentarmos as chances de descobrirmos os melhores produtos, que tenham mais chances de resolver os problemas das clientes enquanto ajudam a empresa a atingir os seus resultados.
Depois da Locaweb, lidereis os times de desenvolvimento de produtos da Conta Azul, Gympass (agora Wellhub) e Lopes. Depois da Lopes resolvi voltar a empreender. O ContaCal, startup que serviu de exemplo para ilustrar muitos dos conceitos do livro, continua existindo, mas não é onde dedico minha energia hoje em dia. Minha nova startup se chama Gyaco, minha empresa de capacitação e consultoria em gestão de produtos e transformação digital. Por meio dela, tenho a oportunidade de ajudar várias empresas e pessoas na descoberta de produtos, além de eu mesmo estar fazendo discovery dos produtos da minha própria empresa.
Os equívos que mencionei acima e as lições aprendidas para evitá-los e aumentar as chances de criar produtos rentáveis com sucesso me motivaram a escrever esta nova edição do Guia da Startup.
Boa leitura!
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: