Nos meus artigos e aulas sobre visão de produto comento que:
Definir, comunicar e revisar a visão de produto é a responsabilidade mais importante de uma líder de produto. Sem a visão de produto, é muito difícil trabalhar qualquer outro tema.
E agora aqui estou dizendo que “head de produto nào cria a visão de produto”.
Como assim? 🤔
Se não é a head de produto, quem então cria a visão de produto? E qual é o papel da head de produto?
Agora que está claro quem cria a visão de produto e qual é o papel da head de produto na criação de visão de produto, vou dar alguns exemplos.
Quando entrei na Conta Azul, em 2016, a visão na época era que o Conta Azul era um sistema de gestão financeira para pequenas empresas e que contadores e escritórios de contabilidade eram canais de venda do Conta Azul para seus clientes. Essa visão era clara dos fundadores. Depois de alguns meses que eu estava trabalhando com eles, propus evoluir essa visão e deixá-la um pouco mais ampla, onde Conta Azul passa a ser uma plataforma que conecta a dona do pequeno negócio à sua contadora e a tudo o que ela precisa para tocar o seu negócio.
Quando me juntei ao Gympass, durante meu onboarding eu comecei a entender o que era o business e como tecnologia poderia potencializar as trocas de valor. A partir daí construi a imagem abaixo que deixa clara a visão do founder e que nos ajudou a explicar o que era o Gympass.
Em seguida, construi essa segunda imagem, para mostrar como o founder imaginava expandir o Gympass. Meu papel como head de produto do Gympass foi ajudar a tangibilizar e articular essa visão de produto.
A Lopes é uma empresa familiar de mais de 85 anos. Na liderança da empresa estão os netos dos founders. Isso significa que eles estão executando e evoluindo a visão original do founder há muitos anos. Após meu onboarding, fiz o diagrama abaixo, que mostra quem são os atores e quais são as trocas de valor entre cada ator e a Lopes, para podermos enxergar como usar tecnologia para potencializar todas essas trocas de valor. Mesmo sendo um negócio estabelicido, que vem rodando e evoluindo há mais de 85 anos, ao verem essa visão de produto, os founders disseram “perfeito, é exatamente isso o que fazemos e é isso que queremos que tecnologia acelere e potencialize”. Meu papel como head do Lopes Labs foi ajudar a tangibilizar e articular essa visão de produto.
Meu papel como head de produto nessas três empresas foi o mesmo. Eu não crei nenhuma dessas visões. Eu entendi a visão original e ajudei a evoluir, tangibilizar e articular essa visão de produto.
Agora que estou mais uma vez como empreendedor com a Gyaco, minha empresa de treinamento e consultoria em gestão de produtos e transformação digital, sou o responsável por criar a visão de produto. E como sou também a pessoa head de produto, aqui está a visão de produto tangibilizada e articulada em um slide:
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: