Seguindo o modelo que vimos, apresento a seguir alguns exemplos de visão de produto para que você possa ver diferentes formas de mostrar como seu produto será no futuro.
Esta era a visão do produto Email da Locaweb em 2016:
A solução de Email da Locaweb será a mais completa e flexível do mercado brasileiro.
Esta é uma visão de produto que poderia ser criada para um produto de internet banking que um banco decide desenvolver para fornecer aos seus clientes:
O Banco XPTO decidiu ter um internet banking para reduzir os custos de operação de agências bancárias. Esse software é usado pelos correntistas do banco que, ao usarem esse software, esperam resolver suas necessidades bancárias (consultar saldo, pagar contas, fazer investimentos etc.) de uma forma melhor do que quando visitam as agências.
O Fun Retrospectives é um site com vários exemplos de atividades para retrospectivas de times e um aplicativo que ajuda a rodar retrospectivas. Tenho trabalhado junto com o time para ajudar a evoluir o produto. Veja a visão de produto que criamos:
Para grupos de pessoas que trabalham juntas e que buscam melhoria contínua, o Fun Retrospectives é uma ferramenta com conteúdo que ajuda esse grupo a aprender com o passado, a se preparar para o futuro, a se conectar e se energizar.
Diferentemente de quadros on-line infinitos, genéricos, e de ferramentas de retrospectiva remota com pouco conteúdo, o Fun Retrospectives é o melhor local com atividades e ideias para melhorar o seu time e que funciona tanto stand alone quanto como complementar a outras excelentes ferramentas como Mural, Miro, Trello e Jira.
O modelo de representação que vimos no capítulo Modelos de negócio é uma forma de apresentar a visão de produto, deixando claro quem são os clientes e qual é a troca de valor entre eles e a empresa. É possível usar o texto junto da imagem para deixar ainda mais clara a visão de produto.
A Conta Azul conecta donos de pequenos negócios a seus contadores e a tudo o que eles precisam para administrar seus negócios.
O Gympass é um marketplace de três lados que ajuda seus usuários a se tornarem e se manterem ativos, fornecendo-lhes centenas de atividades para explorar e amar.
Lopes ajuda as PESSOAS a conquistarem o seu lugar, conectando-as ao imóvel mais apropriado através do melhor corretor.
É o TRI-MATCH, encontro ideal entre cliente, imóvel e corretor.
Eu também tenho usado essas ferramentas na minha jornada como “solopreneur” (empreendedor individual) na Gyaco. Até mesmo para empresas que têm apenas um tipo de cliente, o mapa de troca de valor pode ser útil.
Gyaco conecta negócios e tecnologia por meio de treinamento e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Há algum tempo tenho visto um uso crescente de uma outra ferramenta para mostrar a visão de produto. Essa ferramenta é chamada de visiontype, palavra que não tem tradução para o português. É uma espécie de protótipo em vídeo que mostra como o dia a dia na vida do usuário será melhor por causa do produto.
Existe um vídeo chamado The Future of Real Estate AR (LNG STUDIOS, 2021) que mostra como será a vida de uma pessoa que está buscando um novo apartamento no futuro, e apresenta algumas ferramentas interessantes para ajudar nessa busca. Você pode conferir esse vídeo abaixo:
Esse vídeo serviu de inspiração para algumas coisas que fizemos na Lopes. Por exemplo, aos 17 segundos, é mostrada uma planta 3D do apartamento na qual a pessoa pode navegar:
Essa opção de ver a planta do imóvel e caminhar nela foi implementada no site da Lopes:
E a possibilidade de fazer busca de imóveis por meio de realidade aumentada:
Era algo que estávamos avaliando junto com o pessoal da Mira App (https://www.mira.app.br):
Um visiontype em vídeo pode ser bastante inspirador tanto para o time de desenvolvimento de produto quanto para toda a empresa, pois ajuda a tangibilizar como será a vida da nossa usuária no futuro graças ao nosso produto. Veja alguns outros exemplos interessantes:
Apesar de ser um processo bem divertido, a confecção de um vídeo como esses pode ser também bastante trabalhosa. Uma opção interessante é fazer um storyboard:
Tanto a frase, o diagrama, quanto o visiontype em vídeo ou em storyboard são ferramentas que têm um objetivo claro: nos ajudar a comunicar como imaginamos nosso produto no futuro. Escolha a que fizer mais sentido no seu contexto e de acordo com suas necessidades.
A seguir, faço uma sugestão de processo para criação da visão de produto. Eu tenho utilizado este processo com bons resultados nas empresas que tenho ajudado:
Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve. — Lewis Carroll em Alice no País das Maravilhas
Essa foi a resposta que o Gato Risonho deu à Alice quando ela parou em frente à uma bifurcação e perguntou onde aqueles caminhos a levariam. O Gato perguntou: Para onde você deseja ir? Ela respondeu: Não sei, estou perdida…, e ele então proferiu essa famosa frase.
De nada adianta começar sua jornada de transformação digital se você não sabe para onde você quer ir e para onde quer levar a sua empresa. Esse é o primeiro passo que você precisa dar: definir qual será sua visão de futuro. Ela provavelmente vai mudar à medida que você for trilhando essa jornada, mas você precisa ter sua primeira versão.
As técnicas e ferramentas que compartilhei neste capítulo são sugestões que funcionaram para mim ao longo da minha carreira, nas empresas com as quais trabalhei, mas com certeza não são as únicas. Novas técnicas e ferramentas são criadas e podem ser mais úteis para você no seu contexto. Independentemente da técnica que você use, não deixe de criar sua primeira versão da sua visão de produto. Afinal, se você não souber para onde vai, não só qualquer caminho serve, talvez você nem precise sair do lugar.
Esse artigo é mais um trecho do meu mais novo livro “Transformação digital e cultura de produto: Como colocar a tecnologia no centro da estratégia da sua empresa“, que vou também disponibilizar aqui no blog. Até o momento, já publiquei aqui:
Ajudo líderes de produto (CPOs, heads de produtos, CTOs, CEOs, tech founders, heads de transformação digital) a enfrentarem seus desafios e oportunidades de produtos digitais por meio de treinamentos e consultoria em gestão de produtos e transformação digital.
Você trabalha com produtos digitais? Quer saber mais sobre como gerenciar um produto digital para aumentar suas chances de sucesso, resolver os problemas do usuário e atingir os objetivos da empresa? Confira meu pacote de gerenciamento de produto digital com meus 4 livros, onde compartilho o que aprendi durante meus mais de 30 anos de experiência na criação e gerenciamento de produtos digitais. Se preferir, pode comprar os livros individualmente: