Sempre quando vamos trabalhar no desenvolvimento de algum sistema para um cliente, é importante entender claramente o que o cliente quer dizer com suas demandas e o que ele entende por certos termos que são chave para o projeto. Por exemplo, quando ele diz que “precisa de um cadastro de produtos” ou “só precisa ter um botão para deletar o recibo”, o que ele entende por “cadastro de produto”? E por “deletar um recibo”?
Eric Evans, um engenheiro de software que ficou conhecido em 2004 por propor uma nova forma de lidar com projetos de software complexos, o Domain Driven Design, criou um termo muito elegante para isso, a linguagem ubíqua (ubiquitous language), ou seja, a definição de uma linguagem comum entre todas as pessoas que tinham que lidar com o software, tanto os engenheiros de software, quanto seus usuários, para garantir que todos estavam entendendo a mesma coisa quando estavam se comunicando.
A importância do conceito de linguagem ubíqua e de sua definição logo no início dos projetos é tão grande que Eric Evans colocou esse conceito no segundo capítulo de seu livro, logo após a introdução. Por esse motivo vamos definir o que é produto e o que é gestão de produtos antes de nos aprofundarmos mais nesses temas.
Produto
De acordo com a Wikipedia:
Produto é definido como um “algo produzido pelo trabalho ou esforço” ou como o “resultado de um ato ou processo”, e tem origem no verbo produzir, do latim prÅdÅ«ce(re) (levar para a frente, conduzir, produzir, criar). Um produto é qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado para satisfazer uma demanda ou necessidade.
Essa é uma definição bastante generalista da palavra produto. Nosso foco aqui no blog vai ser um pouco mais restrito. Iremos nos focar em produto web. Esse foi o foco do livro Guia da Startup e, por isso, repetimos aqui a definição que foi feita lá:
Um produto web é qualquer sistema web que permite que um usuário seja reconhecido quando ele retornar para utilizar o sistema e que dados sejam armazenados pelo sistema. Normalmente esse tipo de sistema requer um cadastro mínimo feito com usuário e senha. Contudo, qualquer site pode reconhecer seu visitante, mesmo não usando um cadastro com usuário e senha. Isso pode ser feito por meio de cookies ou pelo endereço IP de quem está visitando o site. Consequentemente, qualquer site e sistema web pode ser considerado um produto web.
Gestão de Produtos
E a gestão de produtos, qual o seu papel? Com o que um gerente de produtos que cuida de produtos web deve se preocupar? Aqui a definição é nossa:
Gestão de Produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto web, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e o cliente por meio do produto web.
Com a definição acima percebemos que a gestão de produtos está relacionada com todo o ciclo de vida de um produto, desde sua concepção até decisões de descontinuar esse produto. Além disso, também fica claro que a gestão de produtos, para conseguir cumprir com suas responsabilidades, terá que se relacionar com todas as áreas da empresa. Então prepare-se, pois temos muito assunto para nossos próximos posts!
Próximo post
Na semana que vem vamos começar a falar sobre o ciclo de vida de um produto web.
Comentários
Vc é gerente de produto ou trabalha com gerentes de produto? Se sim, o que achou das definições acima? Comente!