O anunciado fim do Google Wave na última semana é uma verdadeira aula de gestão de produtos e eu não pude deixar a oportunidade passar. Por isso vou dar uma pausa no tema gestão de projetos para falar sobre algumas lições de gestão de produtos que o fim do Google Wave nos faz relembrar.
Marty Cagan, ex-VP de Produtos do eBay que atualmente faz consultoria de gestão de produtos, costuma dizer que todo processo de desenvolvimento de produtos deve começar com uma fase de “descobrimento de produtos” onde se deve descobrir:
Já para Steve Blank, um empreendedor em série que já fundou 8 empresas de tecnologia, a importância de se conhecer o cliente é tão grande que não basta as empresas terem um processo de desenvolvimento de produtos, elas devem ter um processo anterior chamado de “desenvolvimento de clientes”, onde se busca entender o cliente e suas necessidades para só depois pensar em desenvolver uma solução para essas necessidades.
Mais startups fracassam por falta de clientes do que por não saber como desenvolver um produto.
Steve Blank, fundador de 8 empresas de tecnologia
Em um artigo de 2005 em seu blog “Creating Passionate Users”, Kathy Sierra mostra a felicidade do usuário como função do número de features de um produto. O gráfico é auto-explicativo:
Assim como o é a tela do Google Wave. São tantas coisas que se pode fazer com o Google Wave…
Todo produto precisa ser:
Lembrando que:
Fonte: http://flickr.com/photos/jevolella/437838621/
Se facilidade de uso fosse o único requisito, estaríamos todos usando triciclos.
Douglas Engelbart, inventor do mouse