No post anterior vimos o que é um roadmap, inclusive com alguns exemplos de curto e de longo prazo. A pergunta que ficou foi como fazer um roadmap, ou seja, como definir que itens vão no roadmap e em qual ordem?
A resposta é composta de três elementos, a empresa, os usuários e o que dá para fazer.
Quais os objetivos da empresa?
O primeiro elemento que um gestor de produtos deve conhecer para fazer o roadmap são os objetivos da empresa. O principal objetivo de uma empresa não é receita ou margem. Receita e margem são indicadores da saúde da empresa, que podem até mostrar se os objetivos da empresa estão sendo atingidos. Contudo, algumas vezes receita e margem não estão necessariamente atrelados aos objetivos. Aliás, esses objetivos costumam mudar com o tempo. Por exemplo, no começo de qualquer rede social o objetivo não é receita, mas sim obter a maior quantidade de usuários e garantir que esses usuários retornem. Somente depois de ter uma base considerável de usuários ativos é que faz sentido pensar em como obter receita, quer seja dos usuÃrios, quer seja de empresas interessadas em falar com esses usuários. Por isso é importante o gestor de produtos saber qual o objetivo da empresa e, periodicamente, validar se esse objetivo continua o mesmo.
O que os usuários querem?
Sabendo quais os objetivos da empresa, o gestor de produtos precisa pensar em novos produtos ou em evoluir produtos existentes para atender a esses objetivos. Para fazer isso ele precisa conhecer:
Dá para fazer?
Muito bem, vc já conhece os objetivos da empresa, entendeu o seu usuário e agora definiu como vai ser seu produto ou aquela nova funcionalidade que vai ao mesmo tempo atender os objetivos da empresa e ser útil para o seu usuário. Agora vc precisa saber se dá para fazer e qual o custo de fazer. Pode até ser que seja possível fazer, mas se demorar muitos meses e custar muito, pode ser que não valha a pena. Aí entra a conversa com o time que vai fazer o novo produto ou a nova funcionalidade. É o pessoal de UX e desenvolvimento. Eles que dirão o custo, tanto em tempo quanto em dinheiro e, se esse custo não for aceitável, vcs terão que conversar para buscar alternativas.
Traduzindo tudo isso em uma imagem
Após ler o que é preciso levar em conta ao fazer um roadmap, dá para traduzir gestão de produtos em uma imagem:
Concluindo
Para fazer seu roadmap vc precisa conhecer os objetivos da empresa, os usuários e suas necessidades e problemas e o que dá para fazer. Com isso em mãos vc consegue construir seu roadmap. Mas não se esqueça de que os objetivos da empresa podem mudar, os problemas e necessidades de seus usuários podem mudar e o que é possível fazer tb pode mudar. Por isso é fundamental fazer revisões períodicas de seu roadmap para mantê-lo sempre em linha com esses 3 elementos.
No próximo post vou falar da relação de gestão de produtos com gestão de marketing de produtos.
Outro post que pode te interessar explica por que empresas têm mais de um produto.
Série completa de artigos sobre roadmap
Esse artigo faz parte de uma série de artigos que escrevi sobre o tema roadmaps. Confira a série completa: