Um produto de sucesso é desejável, viável e possível de ser construído. Esses três quesitos definem três funções essenciais para se criar esse produto: designer, gestão de produto e desenvolvedor. Esse trio é considerado o core para o desenvolvimento do produto e deve estar bem alinhado na fase de descoberta do produto.
Viabilidade – o que sustentará o negócio?
O gestor de produto tem duas responsabilidades principais, que é avaliar as oportunidades do produto e definir o produto que será construído. Depois de avaliado e decidido que vale a pena desenvolver o produto, ele inicia a fase de descobrir exatamente como o produto deve ser (junto com o time core que mencionei acima), incluindo as funcionalidades necessárias, a experiência do usuário, os critérios para o lançamento. Além disso, está em suas mãos determinar o modelo de negócio que deverá ser seguido, interagindo com praticamente todas as outras áreas da empresa para definir questões jurídicas, contábeis, financeiras, de marketing, de distribuição, etc.
Desejabilidade – o que as pessoas precisam?
É aqui que entra a Experiência do Usuário (UX). Há vários papéis em um time de UX, mas o que trabalha em maior colaboração com o gestor de produtos é o designer de interação. Ele é responsável por buscar um profundo entendimento dos usuários, descobrir suas motivações, comportamentos e habilidades; ajudar na definição dos requisitos e, assim, desenhar uma interface que torne a interação do usuário com o produto a mais simples e eficiente possível e que, além disso, atenda aos objetivos do negócio.
Possibilidade – o que podemos construir?
O Engenheiro ou Desenvolvedor de Software é o responsável por efetivamente construir o produto. É importante seu papel na fase de descoberta do produto para dizer ao gestor de produtos e ao designer de interação o que é possível ser feito, avaliar o custo das diferentes ideias propostas e ajudar a identificar as melhores soluções. É sua responsabilidade definir a tecnologia e arquitetura mais apropriada para desenvolver um produto de qualidade.