Gestor de produtos ou product owner? Que termo usar? São papéis diferentes? São complementares? Há sobreposição? É melhor ter duas pessoas distintas, uma para cada papel? Ou é melhor combinar os dois papéis em uma única pessoa?
Definições
Antes de mais nada, vamos ver um pouco de definições.
O product owner é a pessoa responsável por maximizar o valor do produto, o trabalho do time de desenvolvimento, e a gestão do backlog do produto. O product owner é uma pessoa e não um comitê. O product owner pode representar o desejo de um comitê no backlog do produto, mas aqueles que quiserem uma alteração nas prioridades dos itens de backlog devem convencer o product owner.
Fonte: Scrum Guide da Scrum.org
O product owner representa os stakeholders e é a voz do cliente. Ele ou ela é responsável por garantir que o time entregue valor para o negócio. O product owner escreve (ou faz o time escrever) itens centrados no cliente, classifica e prioriza esses itens, adicionando-os ao backlog do produto.
Fonte: Wikipedia
Pelas definições acima fica claro o foco do product owner em:
Por outro lado, em um artigo anterior, defini gestão de produtos como sendo:
Gestão de produtos é a função responsável por todos os aspectos de um produto de software, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário. É a função responsável por fazer a conexão entre a estratégia da empresa e os problemas e necessidades dos clientes por meio do software que deve ao mesmo tempo ajudar a empresa a atingir seus objetivos estratégicos enquanto soluciona os problemas e as necessidades dos clientes.
Ou seja, o gestor de produtos precisa conhecer bem tanto quem é o dono do software e quais os objetivos que esse dono deseja alcançar com esse software, como quem vai usar esse software e quais os objetivos que esse usuário pretende alcançar usando esse software. Somente conhecendo os objetivos tanto do dono do software como do usuário do software é que o gestor de produtos poderá definir como será esse software.
Dá para perceber que por um lado as definições de product owner se focam bastante no processo, ou seja, em priorização de backlog, em maximização da produção do time de desenvolvimento, enquanto a definição de gestão de produto é totalmente focada no resultado, ou seja, no software que está sendo feito e nos objetivos desse software, tanto para o dono do software quanto para seu usuário.
As definições de product owner focam no processo pois todas a metodologias ágeis tem seu foco no processo de desenvolvimento de software. O próprio Manifesto Ãgil diz que “Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software”. Note que a preocupação é em descobrir maneiras melhores de desenvolver software, e não em descobrir maneiras de desenvolver softwares melhores. É uma diferença sutil do ponto de vista gramatical, mas enorme no significado. Enquanto “descobrir maneiras melhores de desenvolver software” se foca no processo de desenvolver software, quando falamos em “descobrir maneiras de desenvolver softwares melhores” passamos imediatamente a nos focar no resultado do desenvolvimento de software, o software! Por isso minha definição de gestão de produtos tem foco no software e nos objetivos do dono desse software e de seus usuários.
Então são papéis diferentes?
Resposta curta: não. Apesar de terem focos distintos, pode-se dizer que são dois lados da mesma moeda.
Tenho conversado com pessoas de algumas empresas sobre como eles desenharam sua organização de desenvolvimento de software e tenho visto com alguma frequência o uso desses papéis de forma separada, ou seja, existem product owners, que são parte do time de desenvolvimento de software e são responsáveis por gerenciar o backlog e detalhar os itens desse backlog e existem os gestores de produto, que não fazem parte do time de desenvolvimento, que são responsáveis pela visão de negócio do software e que passam para o time grandes épicos que deverão ser detalhados por um product owner.
Na Locaweb optamos por usar os termos gestor de produto e product owner como sinônimos pois, como dito acima, para nós são dois lados da mesma moeda. Não dá para priorizar o backlog e maximizar as entregas do time de desenvolvimento se vc não tiver profundo conhecimento dos objetivos do dono do software e dos usuários desse software. Assim como não dá para produzir o melhor software que atenda os objetivos tanto do dono desse software como de seus usuários se vc não priorizar corretamente o backlog e não maximizar as entregas do time de desenvolvimento. Um é o “o quê” e o outro é o “como” do desenvolvimento de software. Não existe um sem o outro.
Depois de ler que gestor de produtos e product owner são dois lados da mesma moeda, e vc estiver numa empresa onde esses papéis estão separados em duas pessoas distintas, vc pode ficar com a dúvida sobre o que fazer nessa situação? Esse é o tema desse artigo.
Comentários
E no seu time, como estão organizados esses papéis? Juntos ou separados? Qual a sua opinião sobre mantê-los separados? E juntos?