Como comentei no artigo Dicas de liderança para um gestor de produto:
Um gestor de produtos tem a difícil tarefa de liderar a evolução do produto sem ser “chefe” de ninguém, ou seja, ele deve convencer a todas as pessoas que trabalham com seu produto de que o caminho que ele definiu para o produto é o mais adequado. Em vários textos sobre gestão de produtos encontramos que o gestor de produtos é o CEO do produto. Não gosto muito dessa analogia pois um CEO, em última instância, tem ao seu dispor a liderança direta de todas as pessoas da empresa. Por outro lado, um gestor de produto trabalha em uma relação matricial, ou seja, não tem liderança direta de nenhuma das pessoas envolvidas com o produto. Aliás, esse é um excelente exercício de liderança e uma qualidade extremamente importante para um gestor de produtos: liderar sem ter a “chefia” organizacional.
Pensando nisso, resolvi criar uma nova categoria de artigos com o tema liderança, para ajudar gestores de produtos sobre essa faceta de seu trabalho, a liderança em um ambiente matricial, sem ter a “chefia” organizacional. Esses artigos poderão servir tb para outros líderes que tenham “chefia” organizacional, mas o foco será mesmo em dicas de liderança para gestores de produtos, que não são “chefes” de ninguém.
Não desperdice tempo buscando culpados
Quando erros acontecem, algumas pessoas têm uma tendência natural de ter como sua primeira reação procurar quem é o culpado. Especialmente em atividades de grupo. Como se ter alguém para culpar de alguma forma fizesse o erro menos prejudicial. Este é um grande desperdício de tempo e energia. Deixe-me explicar porquê.
Ocorreu um erro. Erros acontecem. Este é um fato da vida. Não importa o que você está fazendo, desenvolvendo software, publicando código em produção, operando um paciente, cozinhando o jantar, construindo uma casa, tocando guitarra, jogando futebol, etc. Há boas chances de que erros venham a acontecer.
Quando você gasta tempo tentando descobrir quem foi o responsável pelo erro, você vai adiar suas tarefas mais importantes em relação ao erro:
Desperdício de energia
Quando você gasta tempo tentando descobrir quem foi o responsável pelo erro, as pessoas podem, naturalmente, tentar esconder o erro por temer as conseqüências. Será que vou ser demitido? Será que vou ser excluído do grupo? Será que vou ser punido? Será que as pessoas irão zombar de mim?
Quando as pessoas tentam esconder quem foi o responsável, você vai acabar adiando as tarefas mais importantes que listei acima para tratar o erro, pois será mais difícil entender o que aconteceu. As pessoas não vão dizer toda a verdade sobre o erro e as circunstâncias em que o erro aconteceu.
Lide com o responsável em particular
Se no processo de entender o que aconteceu você descobrir que alguém foi responsável pelo erro, lide com ele em particular. O mais provável é que ele tenha causado o erro sem intenção de fazer mal. Por isso você precisa ajudá-lo a melhorar para que ele não faça mais esse tipo de erro. Por outro lado, você tem a responsabilidade de criar um ambiente onde é seguro falar sobre os erros, para que esses erros sejam detectados o mais rápido possível.
Resumindo
Comentários
Vc também tem dicas de liderança para gestores de produto? Dicas que funcionam nesse ambiente matricial onde o gestor de produtos tem a responsabilidade de liderança, mas não tem a “chefia” organizacional de ninguém? Compartilhe nos comentários.