Um produto web é qualquer sistema web que permite que um usuário seja reconhecido quando ele retornar para utilizar o sistema e que dados sejam armazenados pelo sistema. Normalmente esse tipo de sistema requer um cadastro mínimo feito com usuário e senha.
Pode-se classificar os produtos web de diferentes formas, a depender de como os enxergamos. Podemos olhar do ponto de vista da tecnologia que é usada e que é entregue para o usuário, usando siglas como SaaS (Software as a Service), PaaS (Platform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Outra forma é classificar o produto de acordo com o que ele faz, tais como email, comércio eletrônico, pagamento, email marketing, gestão de conteúdo, educação, comunicação, colaboração, relatório, etc.
Eu particularmente prefiro olhar e classificar produtos entendendo para quem o produto resolve o problema. Desse ponto de vista, temos três tipos de produto web:
Note que na descrição de cada um dos tipos acima eu tive a preocupação de deixar claro quem paga a conta. Isso é muito importante pois:
Todo produto web tem custos. Por mais acessíveis que sejam esses custos, eles ainda existem, então todo produto web precisa gerar receita de alguma forma para que esse produto web cumpra sua missão de resolver o problema de um grupo de pessoas.
Startup de produto web
Vejo vários livros sobre startup, sobre modelo de negócios, sobre desenvolvimento de cliente, e acho todos eles muito interessantes. Contudo, eles são bem genéricos. Não pretendo aqui falar de startup de uma forma genérica, mesmo porque não conheço desse assunto de forma genérica, apenas de forma específica, ou seja, o foco aqui será apenas em startup de produto web, conforme definições feitas acima.
Próximo post
No próximo post, que irei publicar amanhã, chega de definições! Vamos falar sobre quem deve criar uma startup de um produto web.
Comentários
O que vc achou das definições acima? Fazem sentido para vc? Vc já encontrou outras definições bacanas? Compartilhe! 🙂